17h33min - 21 de Novembro de 2008 Atualizado em 02h33min - 28 de Junho de 2013

Comunidades rurais de Várzea da Palma recebem água tratada

VÁRZEA DA PALMA (21/11/08) - Duas comunidades rurais de Várzea da Palma, no Norte de Minas, receberão neste sábado (22) reservatórios e equipamentos que levarão água tratada para 60 famílias da região. A entrega dos materiais será feita, às 7h30, no Galpão do Produtor Rural do município, rua Salvador Roberto, 1405. As ações integram o Projeto de Abastecimento de Água no Semi-Árido Mineiro, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com objetivo de implantar sistemas que permitam o aproveitamento de águas subterrâneas para abastecer as residências das comunidades beneficiadas.

O presidente da Emater-MG, José Silva, explica que a ação da empresa no abastecimento rural atende a reivindicações de comunidades da região. "O acesso à água é parte essencial das soluções para o semi-árido. É um recurso indispensável, tanto para garantir a produção de alimentos, como para a melhoria da qualidade de vida das pessoas", afirma. Silva participará da entrega dos equipamentos em Várzea da Palma.

A associação de produtores do Projeto de Assentamento Tanque Rompe Dia e o Conselho Comunitário da Vila de Lagoa Grande ficarão responsáveis pela gestão do sistema. A Emater–MG entrega aos beneficiários conjunto de motobomba, tubos de PVC, clorador automático (para tornar a água potável), hidrômetros individuais e reservatório central de fibra de vidro, com capacidade de 20 mil litros. Outros materiais necessários à instalação entram na contrapartida da prefeitura local e da comunidade, representada por associações. Além da entrega de equipamentos para levar água a residências rurais, a Emater também é responsável por cursos de capacitação em gestão da água para os beneficiários.

De acordo as orientações dos extensionistas, as associações devem estabelecer um estatuto com os deveres para a manutenção dos recursos hídricos, controlar os gastos a partir de hidrômetros, tratar a água com filtração e cloração. As informações são reforçadas com uma cartilha editada pelo Governo do Estado, distribuída a cada entidade representativa dos moradores. O informativo, que tem como autores o engenheiro agrônomo João Carlos Guimarães e a engenheira ambiental Jane Terezinha da Costa Pereira, ensina o passo-a-passo da gestão da água.

Desde 2007, mais de 2,8 mil famílias já foram atendidas pelo projeto. Em 2009, a meta é estender os benefícios para mais 10,5 mil famílias do semi-árido e inclusão de comunidades rurais do Vale do Mucuri. Com R$ 5 milhões em recursos adicionais da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), além de R$ 2,7 milhões da Emater-MG, já estão sendo adquiridos equipamentos para a implantação de outros 300 sistemas de abastecimento de água, em 110 municípios do Norte, Vales do Jequitinhonha e Mucuri.