Minas por Região
Meio Ambiente

19h38min - 20 de Abril de 2006 Atualizado em 08h34min - 01 de Julho de 2013

Congresso apontará rumos para a proteção da biodiversidade em Minas

O Governo do Estado promove, entre 24 e 28 de abril, o 1º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio). O evento reunirá no Expominas, em Belo Horizonte, a comunidade ligada à proteção do meio ambiente de Minas. O encontro terá mais de 100 atividades entre palestras, debates, oficinas e mini-cursos.

BELO HORIZONTE (20/04/06) – O Governo do Estado promove, entre 24 e 28 de abril, o 1º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio). O evento reunirá no Expominas, em Belo Horizonte, a comunidade ligada à proteção do meio ambiente de Minas Gerais. Organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o congresso terá mais de 100 atividades entre palestras, debates, oficinas e mini-cursos.

Paralelamente ao Combio, a Feira de Produtos, Serviços, Cores e Sabores da Biodiversidade mostrará o artesanato, doces, frutos, produtos farmacêuticos e cosméticos provenientes da biodiversidade mineira.

A feira é aberta ao público e os convites podem ser retirados na portaria do IEF, à rua Paracatu, 304, Barro Preto, Belo Horizonte. No final do evento, as propostas e resultados serão reunidos na ‘Carta de Biodiversidade’ com as diretrizes que irão nortear a implementação da política de proteção da biodiversidade em Minas.

Programação

A abertura técnica do Combio será realizada nesta segunda-feira (24), às 8h30, com a palestra ‘Biodiversidade como fator de competitividade mundial’, ministrada pelo professor Ignacy Sachs, da École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris. Profundo conhecedor dos aspectos de conservação do patrimônio natural nos países do Terceiro Mundo, ele fundou, na França, o Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo e o Centro Internacional de Pesquisas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

No mesmo dia, às 19h, acontecerá a abertura oficial do congresso, na qual serão apresentados o Mapa da Cobertura Vegetal e o Inventário Florestal de Minas Gerais. Também será lançado o livro de fotografias ‘Parques de Minas’, que reúne imagens registradas pelo fotógrafo Evandro Rodney nos 26 parques estaduais administrados pelo IEF e informações históricas e científicas sobre cada uma das unidades de conservação.

Eventos paralelos ampliam alcance do Combio

Durante o Combio, será realizado o 12º Fórum de Organizações Não-Governamentais Ambientalistas e Órgãos Públicos Ambientais. Promovido desde o final de 2003, o fórum faz a interlocução entre ONGs ambientalistas e instituições públicas ligadas ao meio ambiente.

Na segunda-feira (24), acontecerá a 6ª Reunião Nacional da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera, que vai debater a ampliação das Reservas da Amazônia e da Serra do Espinhaço. Na ocasião serão entregues os prêmios ‘Muriqui’, ‘Sempre-Viva’, e ‘Asa Branca’ às responsáveis pelas iniciativas que contribuíram para a conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável.

O Sebrae Minas realizará o seminário Plantando o Futuro – Reflorestamento Público, Consorciado e Includente, nos dias 24 e 25. O evento apresentará as técnicas de reflorestamento produtivo abordando questões ligadas à geração de energia, alimentação e geração de emprego e renda.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3227.7342 ou pelo e-mail aprile@aprileeventos.com.br

Peixes mostram exuberância do ‘Velho Chico’

Doze aquários dispostos no hall de entrada do Expominas mostrarão ao visitante do Combio uma pequena amostra das espécies da fauna aquática que vivem na bacia do rio São Francisco. Dezessete espécies de peixes serão trazidas diretamente da Estação de Hidrobiologia e Piscicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O visitante poderá ver espécies como o surubim, o pacamã, o pirá, o mandiaçu, o mandi amarelo, o peixe sabão, o serrudo, o cascudo amarelo, a traíra, o pacu, curimatã pacu, piau verdadeiro, dourado, matrinchã, piaba do rabo amarelo, piau gordura e o cascudo preto. "São espécies encontradas na bacia do rio São Francisco, mas representam apenas 10% de toda a biodiversidade da região", afirma o biólogo do IEF Marcelo Coutinho.

Em Minas Gerais, foram identificadas cerca de 350 espécies de peixes, das quais 170 podem ser encontradas na bacia do rio São Francisco. "Para se ter uma idéia da riqueza do Estado, nos rios de toda a Europa vivem cerca de 100 espécies", observa Marcelo Coutinho.

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato