12h14min - 22 de Outubro de 2012 Atualizado em 23h23min - 27 de Junho de 2013

Congresso de Boas Práticas Educacionais promoveu intercâmbio de iniciativas de sucesso

Em quatro dias de encontro, 600 educadores de escolas mineiras conheceram 235 projetos, que provocaram uma intensa troca de experiências e aprendizados

Na última sexta-feira (19), os educadores que participaram do I Congresso de Boas Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais’ voltavam para as suas escolas com a bagagem repleta de conhecimento. Encerrado na noite de quinta (18), o evento organizado pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores (Magistra) obteve saldo positivo com a oferta de oficinas, palestras, e a apresentação das práticas exitosas de escolas de todo o Estado. O encontro teve a participação de cerca de 600 educadores mineiros, em um espaço de eventos em Jaboticatubas (MG).

Um dos principais objetivos da iniciativa, organizada pela Magistra, foi proporcionar a construção de um espaço de compartilhamento de boas iniciativas. Foram selecionados 235 projetos que foram apresentados por representantes das escolas que os desenvolveram. Com o tema “Gestão Escolar e Projetos Especiais”, o congresso apresentou trabalhos de temas diversos, como meio ambiente, leitura e prevenção às drogas.

Eduardo Araújo, diretor da Escola Estadual dos Palmares, de Ibirité, afirmou ter aprendido muito com os colegas e que já pensa em novos projetos para desenvolver com seus alunos a partir de ideia que surgiram durante o encontro. “Ficamos felizes em ser parte desse grupo selecionado pela Magistra para participar e apresentar o projeto. Muitos colegas já nos pediram conselhos, pois querem implementar nossa ideia em suas escolas. E nós também já estamos planejando outras ações com base no que vimos no encontro”, ressaltou o diretor.

O projeto da Escola Estadual dos Palmares tem como foco a discussão de temas como a afetividade e a sexualidade. O trabalho, realizado com alunos do Ensino Médio, teve como base as discussões propostas pelo diretor e sua equipe a partir do filme “Preciosa”. De acordo com o educador, a iniciativa trouxe aos alunos um espaço de diálogo, que permitiu que eles se envolvessem na discussão de temas até então não tratados em sala de aula, como exploração sexual e as dificuldades na relação dos jovens com os pais.

“Assistindo aos trabalhos de outras escolas, tive ideia para adaptar o projeto que apresentamos aqui. A ideia é que agora ele se transforme em um projeto maior e interdisciplinar. Podemos trazer filmes para a discussão de vários temas, como na aula de história, por exemplo”, reforçou o diretor.

Preservação em alta

Flávia Boechat, diretora da Escola Estadual Sebastião Medeiros de Ribeiro Junqueira, distrito de Leopoldina, levou para o Congresso de Boas Práticas Educacionais um projeto com foco na preservação do meio ambiente. O “Semeando com amor” foi realizado na escola em 2011, com envolvimento de toda a comunidade do município, e a diretora e seus alunos já organizam uma nova iniciativa que terá seu ponto alto na primeira semana de novembro.

“O nosso projeto surgiu de maneira bem espontânea, a partir de uma visita da Polícia Florestal na escola. Numa conversa informal, tivemos a ideia de plantar mudas de plantas no município, com a ajuda da população do entorno da escola. Escolhemos uma rua da cidade para fazer o plantio de cerca de 50 mudas. Os moradores do bairro continuam a preservação, pois adotaram as árvores”, contou a diretora.

Participaram do projeto os cerca de 300 alunos da escola, do ensino fundamental e médio. Este ano, a escola conta com a parceria da Copasa, do Instituto Estadual das Florestas (IEF) e da Prefeitura. Dessa vez, além das mudas de várias espécies de árvores, os alunos e equipe da escola entregarão à comunidade sementes embaladas com um rótulo criado pela escola, que traz o nome do projeto.

Incentivo à leitura

Outra iniciativa que chamou atenção dos educadores foi o da Escola Estadual São Sebastião, de Espera Feliz. As coordenadoras do projeto “Maria Letrada e companhia”, Cristiane Lopes Carlos Vertelli e Denise Aparecida Pereira, caminharam pelo Hotel Fazenda Canto da Siriema, onde foi realizado o Congresso, vestidas como os personagens Maria Letrada e Sebastião Sabidão, bonecos de pano que levam para os alunos um mundo de descobertas a cada visita à sua casa.

A ideia do projeto é transformar a leitura em algo mais interessante e atrativo. Com as brincadeiras propostas, as educadoras tratam da importância da leitura para o aprendizado e o desenvolvimento. Uma das brincadeiras é a lei de que os personagens só conseguem dormir depois de ouvir a história na voz dos alunos. "Trabalhamos com a imaginação, propomos que os alunos dramatizem as histórias, leiam para os pais e os bonecos e temos conseguido chamar a atenção deles para a leitura", contou Cristiane.

O I Congresso de Boas Práticas Educacionais buscou discutir e compartilhar as principais ações pedagógicas exitosas adotadas pelas escolas estaduais mineiras em diferentes áreas, com uma programação extensa e diversificada, passando por palestras, exposições e oficinas. O congresso teve a participação da Ouvidoria Geral do Estado, organizado pela Magistra.