Minas por Região
Gestão

16h36min - 14 de Setembro de 2009 Atualizado em 18h22min - 30 de Junho de 2013

Conjuntura da América Latina é debatida em seminário na FJP

BELO HORIZONTE (14/09/09) - O capitalismo de estado, a democracia, a crise econômica mundial e seus efeitos para o Brasil foram os temas discutidos nesta segunda-feira (14) durante o Seminário “Estado, Mercado e Democracia: Para onde vai a América Latina?”, realizado em parceria pela Fundação João Pinheiro (FJP) e a Plataforma Democrática. O evento, que reuniu especialistas nacionais e internacionais no auditório da Fundação, em Belo Horizonte, teve como objetivo impulsionar o diálogo e a colaboração entre atores políticos, sociais e acadêmicos sobre temas centrais à construção da democracia na América Latina.

No período da manhã as discussões giraram em torno do tema “O capitalismo de estado está de volta ao Brasil?”, em mesa composta pelo o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das Telecomunicações, Jerson Kelman, ex-diretor das agências nacionais de Águas (ANA) e de Energia Elétrica (Aneel) e pelo deputado federal Paulo Delgado (PT-MG).

Destacando a crise mundial para desenhar o atual cenário da economia brasileira, Mendonça de Barros enfatizou a evolução do país nas últimas décadas na construção de uma plataforma institucional que o coloca em um grupo privilegiado de economias de mercado eficientes. “Sou muito otimista em relação à economia brasileira. O país passou pela crise econômica mundial de uma forma completamente diferente da maioria das economias e hoje está claramente colocado em um grupo restrito de economias que estão preparadas para o que vamos ter daqui para frente. Uma das razões disso é um arranjo institucional em que há equilíbrio entre estado e economia privada”, observou.

Na primeira parte da programação da tarde, as discussões se focaram na América Latina e foram comandadas pelos cientistas políticos Osvaldo Iazzetta (Universidad Nacional Rosario, Argentina), Jesús Silva-Herzog Márquez (Instituto Tecnológico Autônomo de México) e Amaury de Souza (MCM Consultoria). Na sequência, o tema “Escândalos Político-Empresariais: sintomas de fraqueza ou força da democracia?” foi discutido pelo sociólogo da Universidade de São Carlos, Roberto Grün e pelo cientista político da UFMG, Fábio Wanderley Reis. Após as explanações dos convidados, todos os temas foram discutidos com o público.

Fundação João Pinheiro

Instituição pública vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Fundação João Pinheiro atua nas áreas de ensino e pesquisa em administração pública, avaliação de políticas públicas e na produção de indicadores estatísticos, econômicos, demográficos e sociais. Órgão oficial de estatística de Minas Gerais, presta serviços aos governos estaduais e federal, prefeituras e câmaras municipais, organismos nacionais e internacionais, universidades, empresas privadas e entidades representativas de diversos segmentos sociais.

Plataforma Democrática

Consórcio formado pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso (São Paulo), o Centro Edelstein de Pesquisas Sociais (Rio de Janeiro) e a Fundación Democracia y Desarrollo (Santiago, Chile), a Plataforma Democrática é uma iniciativa dedicada a fortalecer a cultura e as instituições democráticas na América Latina por meio do debate pluralista de ideias e do intercâmbio de experiências entre os atores sociais, políticos e acadêmicos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato