18h35min - 14 de Março de 2011 Atualizado em 15h27min - 29 de Junho de 2013

Conservatório de música de Montes Claros completa 50 anos

MONTES CLAROS (14/03/11) - Há cinco décadas, o estímulo à arte musical se espalha pelos ares de Montes Claros, no Norte do Estado. A cidade, que para alguns era a terra do boi, mostrou também que a música possui um lugar especial no coração dos cidadãos montes-clarenses.

Inaugurado em 14 de março de 1961, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez abre as comemorações do seu cinquentenário, nesta segunda-feira (14), a partir das 17h, com as presenças da secretária-adjunta de Estado de Educação, Maria Ceres Pimenta Spínola Castro, e da coordenadora das Superintendências Regionais de Ensino, Maria Eunice de Lima Prado.

As comemorações se estendem até o dia 20 de março com uma programação variada. Ainda nesta segunda-feira, haverá a inauguração do busto em homenagem à fundadora da escola de música, Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, que também estará presente na cerimônia. Um jantar dançante também está previsto para a data. Na quinta-feira (17), a Câmara Municipal de Montes Claros fará uma homenagem à escola e à Dona Marina Helena Lorenzo. No dia 20, haverá uma missa em Ação de Graças, além de uma série de atividades no Parque Municipal Milton Prates. Para celebrar a data, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) liberou recursos de R$ 17 mil.

Espaço para a cultura

O nome do conservatório é uma homenagem ao maestro, compositor e pai de Marina Lorenzo, Oscar Lorenzo Fernândez. A ideia de se criar um espaço dedicado à música veio de Dona Marina Lorenzo, que se mudou para Montes Claros após se casar no Rio de Janeiro, em 1947. Na cidade mineira, ela ficou encantada com a musicalidade e o avançado do conhecimento da população na área.

Em 14 de Março de 1961, o então prefeito de Montes Claros, Simeão Ribeiro, autorizou a criação do Conservatório Municipal de Montes Claros. Em 1962, o conservatório foi estadualizado pelo governador Magalhães Pinto e pelo secretário de Educação, Oscar Dias Corrêa, recebendo o nome atual. Nesses 50 anos, já passaram pela direção da escola de música seis diretoras: Marina Lorenzo Fernândez Silva (1961-1987); Lygia dos Anjos Braga (1988-1991); Marina Sarneto (1991-1999); Rachel Tupinambá Ulhôa (2000-2002); Helenice Romualdo Lommez (assumiu interinamente de maio a junho de 2003); e Iraceníria Fernandes da silva (2003 - atualmente).

À frente da escola na data do cinquentenário, Iraceníria Fernandes da Silva se diz emocionada em coordenar a escola nesta data tão simbólica. “É uma emoção muito grande porque eu vivi essa história. A cidade de Montes Claros se divide em antes e depois do conservatório”.

A advogada Denise Moreira Prates faz parte do Coral Lorenzo Fernândez, um dos projetos do conservatório. Integrante do coral desde 1990, Denise encontrou nas aulas do coral uma forma de adequar a sua voz às necessidades de sua profissão. “Procurei a escola porque minha formação na área do Direito me fazia sentir insegura para fazer audiências, eu achava minha voz meio estridente e não tinha impostação”, lembra.

Conservatório em números

Atualmente, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez conta com 290 funcionários. Destes, 189 são professores. A escola possui um anexo no município de Bocaiúvas e atende um total aproximado de 4,5 mil alunos. O atual prédio sede conta com um total de 47 salas de aula e um auditório. Entre os cursos ofertados estão: musicalização, canto, instrumento e decoração, todos na modalidade técnica com a duração de três anos, além da formação em musicalização e educação musical, com duração total de nove anos. Os cursos são gratuitos e recebem estudantes a partir dos seis anos. Para ingresso, o interessado faz um teste de aptidão.

Conservatórios de Minas

Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. Além do cinquentenário Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, o Estado conta com outros 11 conservatórios de música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação. Com o objetivo de atender a diversas regiões do Estado, Minas conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; em São João Del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata; em Montes Claros, no Norte de Minas; Diamantina, no Vale do Jequitinhonha; e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado. Em 2011, a SEE repassou recursos de R$ 450.182,00 para os conservatórios.