16h34min - 15 de Dezembro de 2011 Atualizado em 09h33min - 29 de Junho de 2013

Conservatórios Estaduais de Música cantam o Natal em Minas Gerais

BELO HORIZONTE (15/12/11) - Com a proximidade do Natal, os Conservatórios Estaduais de Música planejam uma série de atividades para celebrar a data em várias regiões de Minas. Atrações como orquestras, corais e cantatas vão dar a trilha sonora das confraternizações deste final de ano. Com apresentações gratuitas e em diversos horários e locais, só vai ficar de fora quem quiser.

Nesta quinta-feira (15), às 20h, a Catedral Metropolitana de Diamantina recebe o “Concerto de Natal” dos alunos do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, na região do Vale do Jequitinhonha. A maioria do grupo é composta por crianças, que vão apresentar canções natalinas, com o apoio da banda escola de música.

“A apresentação vai contar com cerca de 300 dos nossos alunos. Além de celebrar o Natal, o evento também marca o encerramento do ano letivo da escola. Será um momento especial, porque a comunidade sempre comparece para assistir”, comenta a diretora, Maria de Lourdes Pereira da Silva.

Na Zona da Mata, o coral “Cenas Líricas”, do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, promete emocionar os moradores de Juiz de Fora. A apresentação será nesta sexta-feira (16), na Praça Antônio Carlos, na região central da cidade, às 20h. Com um repertório que reúne árias de ópera e músicas natalinas, esta será uma das atrações das “Cantatas de Natal”, de uma fundação cultural da cidade.

“Nós estamos ensaiando, tanto para os números solos, quanto para as apresentações coletivas. Às vezes as pessoas têm um receio com a ópera, mas quando se ouve, ao vivo, a emoção toma conta”, avalia a professora de canto lírico do Conservatório, Patrícia Guimarães.

Em Montes Claros, no Norte de Minas, a Orquestra Sinfônica da cidade comemora 10 anos, com a apresentação do Concerto de Natal, neste domingo (18). A atividade, que faz parte da programação anual do Conservatório Estadual de Música Lourenzo Fernândez, será apresentada no ginásio do Sesc, às 20h.

“Além das músicas natalinas, nós vamos ter temas de filmes como ‘A Bela e a Fera’, ‘Aladim’ e obras eruditas. Também vamos exibir um documentário sobre os 10 anos da orquestra. O público vai ter algumas surpresas durante a apresentação”, adiantou a diretora da Orquestra, a maestrina Maria Lúcia Avelar.

A trilha sonora que marcará a chegada do Papai Noel em Varginha, no dia 25 de dezembro, está por conta do coral “As Cantantes”, do Conservatório Estadual de Música Marciliano Braga. O grupo, composto por 15 alunas, apresentará de clássicos natalinos a música popular brasileira, gratuitamente, no Estádio Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo (Estádio Melão), às 11h.

“Este é o 10º Natal Solidário, uma ação da prefeitura que conta com apresentações artísticas do Conservatório. O Papai Noel chega ao estádio de helicóptero e depois dá um passeio de trenó. Durante este ato simbólico, o coral vai cantar, com o apoio de uma banda, também do Conservatório”, destaca o vice-diretor da instituição, Ronaldo dos Reis Dinho Batistão.

Música em Minas

Minas é o único Estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). As escolas oferecem cursos técnicos a cerca de 30 mil alunos e estão distribuídas por cidades de diversas regiões: Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; em São João Del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, na Zona da Mata; em Montes Claros, no Norte de Minas; Diamantina, no Vale do Jequitinhonha; e em Pouso Alegre e Varginha, no Sul do Estado.