17h44min - 07 de Outubro de 2010 Atualizado em 09h03min - 28 de Junho de 2013

Contagem ganha banco de hortaliças não convencionais

BELO HORIZONTE (07/10/10) - Estimular o cultivo e o consumo de hortaliças raras na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Essa é a proposta da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) com a implantação do banco de hortaliças não convencionais de Contagem. A iniciativa é uma parceria entre a empresa, prefeitura, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Embrapa Hortaliças e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O banco de hortaliças de Contagem é o primeiro no estado em área urbana.

Vinte e cinco tipos de hortaliças não convencionais serão cultivados no banco, que funciona no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar de Contagem (CMAUF). No local, podem-se encontrar plantas como o feijão mangalô, chuchu-de-vento e jambu. Também faz parte desse seleto grupo o almeirão-de-árvore. A planta é usada no preparo de pratos quentes ou saladas e recebeu esse nome porque se parece com uma árvore à medida que cresce. “É uma planta que no passado foi trazida pelos portugueses, mas não seguiu uma linha comercial. Era muito consumida nas comunidades, mas com o tempo foi substituída por outros alimentos”, explica o coordenador técnico de Olericultura da Emater-MG, Georgeton  Silveira.

Para o coordenador, um banco de hortaliças não convencionais numa área urbana é uma experiência diferente. Segundo ele, o desafio é maior. “Há uma influência mais forte da alimentação industrializada num local onde se perdeu quase que totalmente a ligação com uma série de questões relacionadas à produção e ao consumo de hortaliças”, afirma Georgeton.

O banco de hortaliças não convencionais de Contagem vai beneficiar o município e cidades vizinhas com a distribuição gratuita de sementes e mudas. Em sete meses começará a distribuição do material. Os interessados devem procurar o escritório da Emater-MG  de Contagem ou o CMAUF.  A pessoa faz um cadastro e assina um termo de responsabilidade para garantir que vai fazer uso adequado das sementes e mudas. “Quem recebe esse material tem a responsabilidade de estar realmente propagando o cultivo e a produção dessas hortaliças”, explica Georgeton. Dessa forma, a expectativa é aumentar o cultivo e consumo de hortaliças não convencionais em Contagem e cidades vizinhas a médio e longo prazo. Os interessados podem obter informações pelos telefones: (31) 3333-1541 e (31) 3331-1621, além do e-mail: georgeton@emater.mg.gov.br.

Trabalho no Estado

A implantação de bancos de hortaliças não convencionais teve início em 2008. Os municípios de Três Marias e Prudente de Morais, região Central, foram os primeiros a serem beneficiados. De lá para cá, mais cinco bancos foram inaugurados nos municípios de Contagem, Juiz de Fora (Zona da Mata), São João del-Rei (Campo das Vertentes), Varzelândia (Norte de Minas) e Delfim Moreira (região Sul). Ao todo, cerca de 30 tipos de hortaliças são cultivados atualmente.

De acordo com Georgeton Silveira, o trabalho já apresenta bons resultados. “Pelos relatos que ouvimos nas comunidades atendidas em Três Marias, o consumo de hortaliças não convencionais aumentou”, diz. A gestão dos bancos é feita em parceria entre as instituições envolvidas no trabalho e as comunidades. Ao todo, cerca de 210 famílias já foram beneficiadas com a doação de mudas e sementes.

Por meio dos bancos de hortaliças não convencionais, pretende-se também estimular uma alimentação mais saudável. A ideia é fazer com que as pessoas retomem o hábito de consumir essas plantas regularmente. Segundo a coordenadora técnica em Segurança Alimentar da Emater-MG, Faustina Maria de Oliveira, as hortaliças não convencionais são ricas em vitaminas, carboidratos, sais minerais e  fibras. Elas também são importantes para regular as funções do corpo e na proteção contra doenças. “Esses nutrientes estão presentes em maior ou menor quantidade dependendo da parte da planta que será utilizada. A recomendação para uma alimentação saudável é que se consuma de quatro a cinco porções por dia de hortaliças”, explica Fausitna de Oliveira.

A dona de casa Izaura Pereira mora no município de Três Marias. Ela sabe como ninguém como é difícil encontrar certas hortaliças. Problema solucionado com a implantação de um banco de hortaliças não convencionais no município. A partir de agora, dona Izaura garante que não vai faltar opções para enriquecer o cardápio da família.  “A nossa alimentação melhorou muito. Tá mais diversificada”, disse.