Economia / Desenvolvimento

15h58min - 31 de Agosto de 2011 Atualizado em 10h39min - 29 de Junho de 2013

Cooperativa de Suinocultores investirá R$ 32,5 milhões na unidade de Patos de Minas

A Cooperativa de Suinocultores Ltda. (Suinco) anunciou investimentos de R$ 32,5 milhões para a expansão da sua unidade industrial localizada em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O protocolo que garante o investimento foi assinado pelo vice-presidente do Indi, João Carlos Vítor Garcia, e pelo gerente administrativo da Suinco, Cleber Rosa Magalhães.

BELO HORIZONTE (31/08/11) - A Cooperativa de Suinocultores Ltda. (Suinco) anunciou a realização de investimentos no valor de R$ 32,5 milhões para a expansão da sua unidade industrial localizada em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O protocolo que garante o investimento foi assinado pelo vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), João Carlos Vítor Garcia, e pelo gerente administrativo da Suinco, Cleber Rosa Magalhães.

De acordo com o gerente da Suinco, a ampliação permitirá à cooperativa duplicar a capacidade de abate e diversificar o mix de produtos. “Abatemos 800 suínos diariamente e, com a conclusão do projeto, vamos chegar aos 2 mil animais por dia. Além disso, nossa produção irá contar com variado mix de itens comercializados, que vão desde congelados e resfriados até embutidos e cozidos”, explica.

Para o diretor de Promoção de Investimentos do Indi, Maurício de Oliveira Cecílio, que também esteve presente à assinatura do protocolo na terça-feira (30), “Patos de Minas está acompanhando o bom momento que o Estado vivencia. A cidade está recebendo investimentos que contribuem para o crescimento da região, com a geração de empregos de qualidade”, comentou.

Com o projeto de ampliação, além de agregar valor à produção, a Suinco também vai aumentar a geração de emprego e renda no município. O frigorífico, que emprega atualmente 220 funcionários, vai passar a contar com 600 empregados.

A empresa

Criada em 2003, no município de Patos de Minas, a Cooperativa de Suinocultores Ltda. iniciou as operações com 36 cooperados e, atualmente, conta com 68, responsáveis pelo alojamento de 40 mil matrizes que, por sua vez, produzem 20 mil cevados para abate por semana.

Demais investimentos

Ainda esta semana, dois novos protocolos foram assinados, no valor R$ 11,5 milhões e geração de 215 empregos diretos, com as empresas Simon Materiais Elétricos e Eletrônicos e Suntech do Brasil Comércio, Representação e Assistência Técnica Ltda.

A Simon Brasil faz parte do grupo Simon Holding, com sede em Barcelona, e produz interruptores e tomadas para instalações prediais voltadas para o mercado nacional. Atualmente, a filial brasileira, que ocupa uma área de 5 mil metros quadrados em Diadema (SP), está transferindo sua fábrica para Contagem (MG). “Estamos investindo R$ 6,75 milhões nesse novo projeto, adquirindo novos equipamentos para começarmos a operar em Minas o mais breve possível”, comenta o diretor-geral da empresa, Marcos Vinícius de Souza Alvim.

Durante a reunião, Marcos Vinícius explicou que a escolha de Minas Gerais para ser a nova sede da empresa no Brasil foi feita, não apenas pela localização privilegiada do Estado, mas também pelo apoio recebido do Governo de Minas. “Desde o início da nossa conversa com os representantes do Governo do Estado, percebemos que, além do atendimento excepcional, tivemos um apoio que nenhum outro Estado nos ofereceu. E isso, para nós, foi primordial”, explica.

O projeto da Simon Brasil, iniciado em julho deste ano, prevê que as operações na nova sede da empresa comecem ainda em setembro. A expectativa é que, até a conclusão do projeto, sejam gerados 104 empregos diretos.

Já a Suntech do Brasil, com sede em Campinas (SP), irá investir cerca de R$ 5 milhões para a implantação de uma unidade industrial no município de Extrema, no Sul do Estado, destinado à fabricação de GPS. De acordo com o diretor executivo Ricardo Ito, o foco da empresa é o mercado de rastreamento de veículos. “Nossos principais clientes são as seguradoras de veículos que, atualmente, utilizam o GPS como forma de recuperar carros furtados”, explicou Ricardo.

Segundo Ricardo, o cronograma de execução do projeto já está bem adiantado e a previsão de início das obras no local escolhido para receber a fábrica é para setembro deste ano. “A nossa expectativa é de que possamos iniciar a produção em Minas Gerais até janeiro de 2012”, afirmou. O projeto ainda prevê geração de 103 empregos diretos e outros 51 indiretos.