18h16min - 21 de Agosto de 2013 Atualizado em 18h30min

Coordenadorias municipais de Defesa Civil recebem 22 novos veículos

Automóveis foram adquiridos por meio de uma parceria entre o Governo de Minas e o governo federal

Representantes de 22 municípios mineiros receberam nesta quarta-feira (21) caminhonetes 4 x 4, adquiridas por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O trabalho integrado entre estado e união tem o objetivo de fortalecer as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Comdec). O Governo de Minas entrou com o apoio técnico às cidades, além de treinar e capacitar os profissionais e voluntários das coordenadorias. Por sua vez, o Governo Federal selecionou os municípios e fez a compra dos veículos.

“Só este ano, a Escola de Defesa Civil de Minas Gerais capacitou 1.118 técnicos em 309 municípios diferentes. É importante que haja cumplicidade em todas as esferas de poder na procura de soluções para atenuar o desastre. Por isto, escutamos as demandas das cidades, criamos soluções e pedimos ajuda ao governo federal. Para os próximos carros, pedimos para participar na escolha dos municípios, para que as cidades mais afetadas pelas chuvas tornem-se prioridade”, afirmou o coronel Luís Carlos Dias Martins, chefe doGabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil.

Balanço da Defesa Civil

No último período chuvoso, foram registradas 24 mortes no Estado em decorrências das chuvas. Quarenta e uma cidades decretaram situação de emergência e outras 46 informaram algum tipo de evento adverso. O número de feridos chegou a 13 em todo o Estado, de desabrigados a 618 e de desalojados a 7.000. Foram destruídas casas, além de obras de estruturais.

Todos os municípios que decretaram situação de emergência e solicitaram ajuda humanitária receberam apoio da Cedec, por meio de equipes, cestas básicas, colchões, cobertores, telhas, kits de produtos de higiene pessoal e kits de limpeza.

Os municípios contam com o apoio permanente da Cedec-MG. Em 2004, dos 853 municípios mineiros, apenas 374 possuíam Coordenadorias Municipais. Atualmente, o Estado possui 713 municípios com Coordenadorias Municipais de Defesa Civil constituídas. Além dos cursos para agentes municipais, a Cedec-MG disponibiliza suporte técnico às Comdecs.

Para integrar as ações junto aos municípios mineiros, a Diretoria de Ensino em Defesa Civil realizou, no período de 2004 a 2012, um total de 258 cursos de capacitação com um total de 8 mil alunos de 194 municípios diferentes

Atualmente, há 14 depósitos avançados estruturados para armazenar mantimentos e demais doações, espalhados por todas as regiões de Minas. Foram firmadas parcerias com empresas privadas, como a Vivo, Iveco e Coca-Cola, New Holland, Cruz Vermelha e com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), que vai disponibilizar voluntários para a atuação em todo o Estado nas ações de defesa civil.