Minas por Região
Meio Ambiente

19h20min - 09 de Outubro de 2006 Atualizado em 03h16min - 10 de Junho de 2013

Copasa cria espaço interativo de Educação Ambiental

O atual Centro de Educação Ambiental (Ceam) da Copasa, instalado dentro da reserva que cerca o manancial do Barreiro, em Belo Horizonte, será transformado em unidade de referência em educação ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Isto foi possível a partir da aprovação de uma proposta que atendeu aos objetivos do projeto Sala Verde, instituído pelo Ministério, para criar espaços interativos e de ações socioambientais, em parceria com outras instituições, em todo território nacional.

BELO HORIZONTE (09/10/06) – O atual Centro de Educação Ambiental (Ceam) da Copasa, instalado dentro da reserva que cerca o manancial do Barreiro, em Belo Horizonte, será transformado em unidade de referência em educação ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Isto foi possível a partir da aprovação de uma proposta que atendeu aos objetivos do projeto Sala Verde, instituído pelo Ministério, para criar espaços interativos e de ações socioambientais, em parceria com outras instituições, em todo território nacional.

O projeto pedagógico, idealizado pela Copasa, propõe a criação da Sala Verde onde serão implementadas, junto à população da região, ações de educação ambiental e desenvolvidos trabalhos de conscientização para preservação da área de proteção.

O Centro de Educação Ambiental Sala Verde será montado na "casinha verde" (foto), imóvel que já é utilizado para receber visitas de alunos do ensino fundamental das redes pública e particular. Para atender à proposta do projeto, ela está sendo totalmente reformada e adaptada para receber os materiais bibliográficos, eletrônicos e videográficos, que serão cedidos pelo MMA.

A instrumentalização do local permitirá ao CEAM aglutinar os diversos segmentos sociais envolvidos nos processos de educação ambiental e irradiar ações com objetivo de contemplar a comunidade e a natureza. Lá, técnicos da Copasa realizarão palestras sobre conceitos e aspectos ambientais básicos e também serão desenvolvidas atividades artísticas e lúdicas, englobando jogos e brincadeiras que enfocam a importância da preservação do manancial.

Trilhas

Ainda dentro da reserva, os visitantes realizarão passeios em trilhas interpretativas: um caminho de quase trezentos metros pelo interior da mata, até o córrego do Barreiro, onde é feita a captação da água bruta. As trilhas foram, inclusive, adaptadas para portadores de deficiências física, visual e auditiva, com a identificação, em português e em braile, das espécies encontradas ao longo do percurso. Os técnicos da Copasa consideram que a trilha é uma atividade saudável e dinâmica, pois além do exercício físico da caminhada sob ar puro, permite o contato direto com o ecossistema, revelando os significados e as características do meio natural que, certamente, irão agregar valores culturais e ecológicos aos visitantes.

A reserva do Barreiro integra o Parque do Rola Moça. Foi transformada em Área de Proteção Especial para fins de abastecimento público em 1982. Está localizada na região sudoeste de Belo Horizonte e faz divisa, ao sul, com a Serra do Cachimbo e, a oeste, com o aglomerado urbano do Barreiro. A área da reserva tem 880 hectares, sendo 320 de cobertura vegetal densa. O manancial permite explorar uma vazão média de 200 litros/segundo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato