20h21min - 01 de Junho de 2010 Atualizado em 08h27min - 26 de Junho de 2013

Copasa debate saneamento com municípios do Leste do Estado

IPATINGA (01/06/10) - Com o objetivo de discutir o papel do saneamento no desenvolvimento socioeconômico e face à necessidade das prefeituras terem que se adaptar à Lei Federal 11.495 e às exigências do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que obrigam os municípios a tratarem seus esgotos sanitários até 2017, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou nesta terça-feira (1º), em Ipatinga, no Leste do Estado, o Fórum Saneamento e Sustentabilidade. O evento reuniu cerca de 180 participantes, entre prefeitos, presidentes de câmaras, secretários municipais e procuradores jurídicos.

Na região, até 2009, a Companhia investiu R$ 175 milhões em obras. Dentro do programa de investimentos da Copasa, estão previstos ainda R$ 1 milhão, para ser aplicado até 2012, na ampliação e melhoria do saneamento da região, atendendo a cerca de 500 mil pessoas.

A Copasa negocia, no momento, a renovação da concessão de água e a solução do sistema de tratamento sanitário de Timóteo, também no Leste de Minas, para onde alocou recursos da ordem R$ 52 milhões. “A lei autorizativa para esta negociação já foi votada na Câmara Municipal da cidade, que analisa agora a lei que propõe o Plano Municipal de Saneamento”, disse o presidente da Copasa, Ricardo Simões, na solenidade de abertura do evento. Serão investidos R$ 15 milhões para a melhoria do sistema de água e R$ 37 milhões no sistema de esgotamento sanitário.

Para conclusão do sistema de esgotamento sanitário de Coronel Fabriciano, também no Leste do Estado, a empresa dispõe de R$ 15 milhões, que serão investidos tão logo seja decidida discussão técnica no âmbito judicial que impede a continuidade das obras. “Em Ipatinga, a Copasa mantém os investimentos na manutenção do sistema, que já está todo implantado com o tratamento de 100% da água e esgoto”, lembra Ricardo Simões.

Os investimentos realizados pela Copasa em todo o Estado, de 2003 a 2009, superam R$ 5 bilhões. Estes recursos foram aplicados em diversos empreendimentos com a utilização de tecnologia de ponta, que proporciona a modernização e a melhoria dos sistemas de tratamentos de água e esgoto sanitário. Outros R$ 3 bilhões ainda estão previstos dentro do programa de investimento da empresa e serão aplicados até 2012, para ampliação e melhoria dos sistemas.

A Copasa atende hoje aproximadamente 12 milhões de pessoas em 613 municípios mineiros. Em 201 destes municípios, a empresa já possui a concessão do esgotamento sanitário.