12h37min - 21 de Julho de 2009 Atualizado em 15h44min - 30 de Junho de 2013

Copasa faz prevenção e combate a incêndios no Serra Azul

A Copasa desenvolve ações efetivas no que se refere à prevenção e combate a incêndio em suas reservas ambientais. Entre as reservas está o Sistema Serra Azul. De 2007 até esta data, nenhum foco de incêndio atingiu a reserva, que produz cerca de 1600 litros de água por segundo.

BELO HORIZONTE (21/07/09) - A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) desenvolve ações efetivas no que se refere à prevenção e combate a incêndio em suas reservas ambientais. Os incêndios são originados tanto por fenômenos naturais quanto pelo próprio homem, que além de provocar impactos no meio ambiente ameaça a saúde e a vida da população das áreas atingidas, também contribuindo para o aumento do efeito estufa e perdas na qualidade atmosférica local e regional.

Entre as reservas da Copasa está o Sistema Serra Azul que produz cerca de 1600 litros de água por segundo, o que corresponde a 12% da água que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Portanto, preservar essa área é prioridade para a empresa. Os resultados das ações implementadas já apresentam resultados. De 2007 até esta data, nenhum foco de incêndio atingiu a Reserva Serra Azul.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de brigadistas e supervisores, que monitoram a área 24 horas por dia. A equipe, anualmente, recebe treinamento e faz reciclagem sobre as normas de combate e conta com todas as ferramentas - barco e carretinha com kit básico contendo pás, enxadas, machados, chicotes, rastelos e cilindros costais para jateamento de água a pequenas distâncias -, e ainda, equipamentos básicos de segurança individual (luvas, óculos, botas, cantis e binóculos), além de motocicletas e tanques reservatórios móveis.

A área da reserva possui locais de mata fechada, de difícil acesso, que são monitorados por três torres de observação, localizadas em pontos estratégicos, com o objetivo de permitir a vigilância e dar mais agilidade na identificação e no combate aos focos de incêndios.

Para Jorge Teodoro, um dos supervisores da brigada de incêndio, o trabalho é pesado, mas é motivador. “Sentimos muito orgulho e satisfação em saber que nosso trabalho contribui para garantir a preservação das maravilhas naturais que esta reserva possui”, avalia.