Infraestrutura | Governador

16h29min - 26 de Novembro de 2014 Atualizado em 16h35min

Copasa ganha premiação em disputa nacional de avaliação da qualidade em saneamento

Governador Alberto Pinto Coelho participou da entrega do prêmio e destacou a importância de se investir constantemente no setor

O governador Alberto Pinto Coelho participou, na noite dessa terça-feira (25/11), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, da solenidade de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) recebeu a premiação máxima, o troféu Diamante. O PNQS é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Reconhecida pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o prêmio estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. Este ano, 35 iniciativas de diferentes empresas do setor de todo o país foram avaliadas pela comissão julgadora. Foram conferidos prêmios em cinco níveis: Troféu Cobre, Troféu Bronze, Troféu Ouro, Troféu Prata, Troféu Platina e Troféu Diamante.

Durante pronunciamento, o governador parabenizou a Copasa e os trabalhadores da Companhia que disse ser um orgulho dos mineiros. Alberto enfatizou a obrigação constante da empresa em ampliar cada vez mais os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para aumentar a qualidade de vida da população.

“Realça aqui, com essa premiação, a busca da excelência e do compromisso permanente com o serviço prestado. Com certeza, o que estamos fazendo aqui é, realmente, dar aos cidadãos a condição de majestade na qualidade dos serviços prestados”, ressaltou Alberto Pinto Coelho, lembrando um artigo intitulado “A majestade, o cliente”.

Copasa

A Companhia mineira, mais uma vez, foi a única empresa a ser reconhecida com a premiação máxima do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento pelo seu modelo de excelência de gestão. Esse reconhecimento é concedido às organizações que atendem a maioria dos fundamentos da excelência e apresenta boas práticas e bons resultados da sua gestão.

Desde 1999, a Copasa atua fortemente na melhoria dos seus processos de gestão e da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Minas Gerais. Na busca pela excelência, a empresa obteve, nos últimos anos, 50 troféus do PNQS, o que promove o fortalecimento da cultura da excelência, objetivo estabelecido no Planejamento Estratégico da Companhia. A Copasa é a primeira empresa do setor de saneamento no Brasil, como um todo, a ser reconhecida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental pela qualidade do seu sistema de gestão.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o senador eleito Antonio Anastasia; o presidente nacional da Abes, Dante Ragazzi Pauli; a presidente do PNQS, Cassilda Teixeira de Carvalho; o presidente da Copasa, Ricardo Simões; entre outras autoridade.