17h01min - 04 de Novembro de 2010 Atualizado em 09h09min - 01 de Julho de 2013

Copasa ganha prêmio nacional pela eficiência de gestão

BELO HORIZONTE (04/11/10) - A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) conquistou um prêmio inédito. Pela primeira vez no Brasil uma companhia de saneamento é reconhecida e obtém o Troféu Ouro - Rumo a Excelência pelo PNQS (Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento) - 2010. Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o prêmio estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.

Além do prêmio obtido pela Copasa, num todo, as diretorias de Operação Norte e Sudoeste da Companhia, também conquistaram mais um Troféu Platina. Desta vez as diretorias levaram o Troféu Platina, no Nível III, com 750 pontos, Já a Diretoria Metropolitana este ano conquistou o Troféu Ouro, confirmando desta forma a qualidade dos serviços de saneamento que são prestados aos mineiros.

A Companhia foi escolhida na mais importante premiação do setor de saneamento, sendo a vencedora entre as 41 empresas estaduais, municipais, públicas e privadas de 10 estados brasileiros que concorreram nos três níveis - Nível 1, de 250 pontos; Nível 2, de 500 pontos; e Nível 3, de 750 pontos.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (4), pela presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Cassilda Teixeira de Carvalho. Na 14ª edição do PNQS o prêmio reconhece as empresas que adotam as melhores práticas gerenciais e os melhores resultados organizacionais. “Pela primeira vez uma companhia de saneamento estadual se candidata a um prêmio que se compara a um modelo de gestão de classe mundial. E para nossa surpresa quem ganhou o troféu foi a Companhia de Saneamento de Minas Gerais”.

O presidente da Copasa, Ricardo Simões comemora. “Isto só é possível com a união de todos: diretores, empregados e Governo de Minas. Todos empenhados na melhoria da gestão com a certeza de que quando a Copasa melhora, cresce e ganha prêmio, Minas Gerais e todos saem ganhando. Melhora a qualidade de vida e a saúde da nossa gente permitindo que o Estado cada vez mais se desenvolva, gerando benefícios para todos”.

A análise dessas práticas é baseada em oito critérios de excelência estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade - Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados -, que se subdividem em itens para determinar a pontuação.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 29 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A Copasa

As principais atividades da empresa compreendem o planejamento, a elaboração de projetos, a execução, ampliação, remodelagem e a exploração de serviços de saneamento, principalmente serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Adicionalmente, a Companhia conduz atividades de cooperação técnica em diversos municípios do Estado de Minas Gerais, inclusive naqueles que não possuem concessões, bem como junto ao setor privado.

A Copasa atua em mais de 600 municípios de Minas Gerais, o terceiro estado economicamente mais produtivo do país. As ações da empresa são negociadas desde fevereiro de 2006 no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa, sob o código CSMG3.

O prêmio

O Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), criado em 1997, é concedido pelo Comitê Nacional da Qualidade, vinculado à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) para premiar as empresas que se destacam na gestão do saneamento. Para ser premiada, as empresas devem otimizar o desempenho dos serviços e estimular o trabalho em equipe.

O prêmio tem a missão de incentivar a prática de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais por meio da promoção e do reconhecimento dos casos de sucesso que auxiliem no aprimoramento do setor de saneamento ambiental e no aumento da qualidade de vida da população.