19h06min - 15 de Maio de 2009 Atualizado em 02h05min - 01 de Julho de 2013

Copasa participa da 2ª Expedição pelo Rio das Velhas

BELO HORIZONTE (15/05/09) - Ciente da importância de manter a comunidade informada sobre as ações e intervenções para cumprir a Meta 2010 , a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) participou, nessa quarta-feira (13) em Nova Lima e quinta-feira (14) em Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), das atividades da 2ª Expedição pelo Rio das Velhas, promovida pelo Projeto Manuelzão.

Representantes da Copasa estiveram presentes no evento realizado no bairro Honório Bicalho, em Nova Lima, e esclareceram para a população local sobre as obras da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) que está sendo construída na Estação de Tratamento de Água – ETA Bela Fama, no Sistema Rio das Velhas.

Com as obras, o lodo gerado na ETA será tratado e a água devolvida clarificada ao rio, o que irá contribuir para a sua revitalização. Segundo o engenheiro Max Demattos, representante da Copasa no evento, as obras civis das unidades de decantação secundária e adensamento já estão concluídas e as obras complementares estão sendo licitadas. A previsão é de que as obras sejam retomadas no início do segundo semestre deste ano e concluídas até 2010.

Na oportunidade, Max reforçou o papel da Copasa para cumprir a Meta 2010, mediante ações e obras de ampliação e melhorias para a coleta e o tratamento dos esgotos, com a construção de estações de tratamento (ETEs) e na implantação de programas como o Caça-Esgoto, que visa identificar e retirar os esgotos lançados nos cursos d’água e encaminhá-los para as ETEs.

Em Nova Lima, o evento contou, entre outros, com a presença do prefeito da cidade, Carlos Roberto Rodrigues; o coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano; o presidente do Comitê da Bacia do Rio das Velhas, Rogério Sepúlveda; e moradores do município, além dos componentes da expedição.

O prefeito Carlos Roberto Rodrigues elogiou a iniciativa do Projeto Manuelzão que, ao realizar a primeira expedição, em 2003, chamou a atenção para a necessidade de revitalização da bacia. “A resposta do Governo de Minas foi incorporar a proposta e transformá-la em um dos 57 projetos estruturadores do governo estadual em 2007. O saldo é positivo para o Rio das Velhas, incluindo a volta dos peixes na região de Nova Lima”, disse.

Na ocasião, após elogiar a contribuição da Copasa no que tange aos serviços de tratamento dos esgotos, ação fundamental para revitalizar o Rio das Velhas, o prefeito manifestou interesse em dar continuidade aos entendimentos com a empresa sobre a transferência dos serviços de esgotamento sanitário do município.

O coordenador do Projeto Manuelzão, Marcos Vinícius Polignano, também destacou o trabalho realizado pela Copasa. “Com as 17 ETEs em operação na RMBH, a empresa conseguiu elevar o volume dos esgotos tratados e hoje consegue remover 60% da matéria orgânica dos rios.”

Para coordenador do Manuelzão precisa haver uma conscientização social para que as atividades de revitalização ambiental se concretizem. “É preciso mudar a cabeça das pessoas. O lixo jogado nas ruas é carregado pelas chuvas para os rios, é o que causa poluição”, finalizou.

Em Raposos, o prefeito João Carlos de Aparecida, também está otimista e confiante com a chegada das obras da Copasa, para dar a contribuição do município na revitalização do Velhas. Na cidade, a Companhia vai realizar obras para ampliar o sistema de esgotamento sanitário e irá implantar redes coletoras e interceptoras, além da construção de uma ETE para tratar todo o esgoto coletado.

Presente na solenidade em Raposos, o coordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer, após relatar as ações que já foram realizadas pela Copasa, pelos municípios e pelo Projeto Manuelzão desde a cabeceira do rio, em Ouro Preto, até Raposos, lembrou que “é necessário que todos ajudem cuidar dos rios”. Apolo ressaltou, ainda, que um rio poluído é como uma doença crônica, não adianta apenas sarar é preciso cuidar. “Olhar o rio e ver o lixo é ter no nosso rosto o reflexo da nossa sujeira, porque ele reflete as nossas atitudes e ações. Então cada um tem que fazer a sua parte”, complementou.

Meta 2010

A Meta 2010, é um dos Projetos Estruturadores do Governo de Minas Gerais que, por meio da Copasa e demais órgãos, promovem o saneamento básico e o tratamento de esgoto na Bacia do Rio das Velhas. A ação é uma das prioridades do programa já que impedir a poluição dos rios é indispensável para a melhoria da qualidade da água. O objetivo é oferecer aos mineiros um Rio das Velhas no qual seja possível navegar, pescar e nadar no trecho entre a foz do Rio Itabirito e o Ribeirão Jequitibá, na RMBH.

Os investimentos da Copasa no projeto são elevados e demonstram o comprometimento da Companhia com os resultados. Os investimentos, entre 2004 e 2008, foram de R$ 570 milhões, e até 2010, serão mais R$ 760 milhões, totalizando R$ 1,3 bilhão aplicado em 172 obras. Entre as principais ações estão a construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), o desenvolvimento do Programa Caça-Esgoto e as implantações de redes coletoras e interceptoras de esgoto, além da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), na ETA Bela Fama.