14h23min - 22 de Dezembro de 2010 Atualizado em 17h07min - 27 de Junho de 2013

Copasa promove sua primeira Cantata de Natal na Praça da Liberdade

Quem passou pela Praça da Liberdade se emocionou com a 1ª Cantata de Natal, organizada pela Copasa. O concerto, que envolveu mais de 200 vozes dos corais Infantil Gotas da Canção, Copasa e da Orquestra Jovem de Contagem, atraiu centenas de pessoas.  As músicas apresentadas que mais emocionaram o público foram Feliz Navidad e Happy Christmas.

BELO HORIZONTE (22/12/10) - Quem passou pela Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, na noite dessa terça-feira (21), se emocionou com a 1ª Cantata de Natal, organizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O concerto que envolveu mais de 200 vozes dos corais Infantil Gotas da Canção, Copasa e da Orquestra Jovem de Contagem atraiu centenas de pessoas.

Entre outras, as músicas apresentadas que mais emocionaram o público foram Feliz Navidad, do compositor José Feliciano e Happy Christmas, de John Lennon e Yoko Ono, ambas com adaptação de letra em português por Ivan Lins.

O Coral Infantil Gotas da Canção conta com o apoio voluntário de Alex Lima Braz, empregado da Copasa que atua como regente. O grupo atualmente é formado por 57 crianças de 6 a 11 anos que moram nas Vilas Pedreira Prado Lopes, Senhor dos Passos, bairros Santo André, São Cristóvão, Aparecida e Conjunto IAPI.

Coordenado pelo Distrito de Belo Horizonte Norte da Copasa localizado no bairro Santo André, o coral faz parte do Programa de Integração e Contribuição Social “Além dos Muros” que atua juntamente com outras instituições na região com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. No intuito de buscar uma convivência harmoniosa com a comunidade, a Copasa participa dos trabalhos realizados com as crianças que moram no entorno da sua unidade.

A iniciativa da Copasa conta com o apoio de escolas municipais, representantes da igreja  São Cristóvão, Núcleo de Apoio a Família, Hospital Odilon Behrens, Faculdade Fabrai e o UNI-BH, entre outros.

Já o Coral Copasa, criado em 1981, inicialmente composto somente por empregados da Companhia, hoje também tem a participação de familiares. Formado por 42 pessoas o grupo é presidido pela enfermeira da área da Divisão de Saúde e Segurança da empresa, Maria das Graças Luz e pela maestrina Eliane Fajioli. A formação do coral teve como objetivo básico a revelação de talentos.

A Orquestra Jovem de Contagem é um projeto realizado através da Lei de Incentivo a Cultura, voltado para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso a arte, cultura e educação. O projeto visa possibilitar o resgate da cidadania e a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de baixa renda de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), explorando o potencial do educando para formação musical, intercâmbios culturais nacionais e internacionais.

Sediada em Contagem, a orquestra foi fundada há 13 anos sob a regência de Renato e Rosiane Almeida. O grupo já participou de vários festivais nacionais e internacionais, como por exemplo, o International Festival of European Youth Orchestras, na Itália, Viena e Áustria, em 2008. Em 2010, a convite do Ministério da Defesa, apresentaram em Brasília (DF) durante as comemorações da Semana da Asa.