Ciência e Tecnologia

17h38min - 17 de Agosto de 2011 Atualizado em 09h23min - 01 de Julho de 2013

Coral Universitário abre programação cultural do projeto A Gosto da Unimontes

MONTES CLAROS (17/08/11) - A apresentação do Coral Universitário, sob a regência do professor Waldir Pereira da Silva, abriu oficialmente, na noite dessa terça-feira (16), a programação cultural do projeto A Gosto da Unimontes, no Casarão da Fafil, em Montes Claros, no Norte de Minas.

A apresentação, realizada das janelas do prédio, que fica no centro histórico da cidade e é datado de 1889, contou com repertório de canções folclóricas de músicos e compositores regionais. A parte musical do projeto terá sequência nesta quarta-feira (17) e se estende até domingo (21), quando termina o projeto.

Professores, estudantes e profissionais da arte e da cultura acompanharam a apresentação. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida também prestigiaram a abertura da programação musical do A Gosto da Unimontes.

Sarau

A professora Dóris Araujo abriu o evento com a interpretação da poesia “Sobradão”, do escritor montes-clarense João Vale Maurício (in memoriam). Em seguida, o Coral da Unimontes iniciou um sarau, com acompanhamento do acadêmico Thiago André Souza Ferreira, do 6º período do curso de Artes/Música. Dentre as músicas marcantes do folclore mineiro, foram resgatadas as obras “Peixe Vivo” e “Luar do Sertão”, além das canções brasileiras “A Embolada do Norte: Cabôca de Caxangá”, “Melodia sentimental”, “Quem sabe?” e “Serenata”.

Também foram apresentadas as modinhas imperiais “Hei de Amar-te até Morrer”, “A Modinha”, “Lua Branca” - de Chiquinha Gonzaga -, “Amo-te muito” - do poeta João Chaves -, e “Montes Claros Montesclareou” - de Tino Gomes e Georgino Júnior.

Programação Musical

Como parte da programação musical do A Gosto da Unimontes, nesta quarta-feira (17), às 17h, haverá a apresentação da Camerata de Violões. Na quinta-feira (18), às 19h30, o grupo Roda de Choro se apresentará no Casarão da Fafil. Já na sexta-feira (19), duas atrações para o público: Aviando Alegria e Seresta Idade da Prata, às 18h e 19h, respectivamente.

No penúltimo dia do projeto, a Camerata de Violões volta a se apresentar no prédio, às 10h. Ainda no sábado (20), show com os Acadêmicos do Samba, às 20h. E no domingo (21), dupla atração: o Grupo de Dança Compassos, às 18h, e os Acadêmicos do Samba, às 20h.