19h04min - 07 de Outubro de 2010 Atualizado em 00h48min - 01 de Julho de 2013

Crianças e adolescentes assistem pela primeira vez a Orquestra Sinfônica

BELO HORIZONTE (07/10/10) - O Grande Teatro do Palácio das Artes recebeu, nesta quinta-feira (7), em Belo Horizonte, cerca de mil alunos de escolas municipais e particulares, que participaram do projeto Concerto Didático, iniciativa que tem o objetivo de apresentar instrumentos e curiosidades da música erudita a crianças e adolescentes. Sob regência do maestro Charles Roussin, os músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentaram a ópera Pedro e o Lobo, história infantil didática, composta por Sergei Prokofiev.

Dos jovens que participaram nesta quinta-feira, cerca de 640 integram o Tambores de Betim. O projeto atende crianças e adolescentes carentes com idades entre 6 e 15 anos, que estão inseridos  nos programas de socialização da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Erradicação do Trabalho Infantil, o PET. A cada apresentação de um instrumento que compõe a orquestra, os jovens vibraram e aplaudiram a novidade.

Logo depois da apresentação dos instrumentos, a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, explicou aos jovens a história de “Pedro e o Lobo” que seria contada. Eles se surpreenderam ao saber que cada instrumento representaria uma personagem: Pedro, cordas; Passarinho, flauta; Pato, oboé; Gata, clarineta; Avô, fagote; Lobo, trompas; Caçadores, percussão.

A aluna Paula Cardoso de Souza, de 14 anos, que também integra o projeto Tambores de Betim, ficou com os olhos brilhando. Segundo ela mesma contou, saiu do Grande Teatro com a sensação de que estava no palco, junto com os músicos da Orquestra Sinfônica, contando a história. “No Tambores de Betim faço as oficinas de canto e música e aqui, no Palácio das Artes, conheci instrumentos que nunca vi. Fiquei encantada por dois: a flauta e o tambor”,  conta sorrindo. Já as amigas Daisiane da Silva e Jardiele da Silva, 14 e 15 anos respectivamente, também conheceram instrumentos novos e uma música diferente daquela que estão acostumadas. ”Foi novidade conhecer uma orquestra sinfônica. Ficamos apaixonadas pela música calma e tranquila”, disseram.

O projeto Tambores de Betim atende a crianças e adolescentes que, por meio de oficinas, aprendem a arte de cantar, dançar e atuar, ação que contribui para a inclusão social. Os meninos e meninas aprendem também a construir instrumentos percussivos. O projeto atende nas Alterosas, Citrolândia, Imbiriçu e Norte, todas regiões do município de Betim.

Realizado a partir do agendamento antecipado por parte das instituições de ensino, o Concerto Didático tem o objetivo de apresentar instrumentos e curiosidades da música erudita. Com duração de uma hora, cada naipe (ou grupo de instrumentos da Orquestra) se apresenta separadamente e depois em conjunto, mostrando a sonoridade de cada grupo de instrumento e, em seguida, o entrosamento em conjunto. A partir daí, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos instrumentos, como se organiza a orquestra e a função do maestro. Neta sexta-feira (8), o Concerto Didático reúne novo grupo de estudantes no Foyer do Palácio das Artes, também às 9h.