Segurança / Defesa Social

16h42min - 18 de Julho de 2013 Atualizado em 16h48min

Cúpula de Defesa Social anuncia batalhão, viaturas e câmeras do Olho Vivo para o município de Betim

Cidade também será contemplada com a expansão das ações da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem Bebida”. Cinco rabecões também foram adquiridos pela Polícia Civil

O município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), receberá um novo batalhão da Polícia Militar. Ao todo, serão investidos R$ 6 milhões pelo Governo de Minas. O anúncio foi feito durante a reunião da cúpula da Defesa Social na cidade, nesta quinta-feira (18), com representantes da Justiça, do Ministério Público e da prefeitura municipal.

Além do 33º Batalhão, previsto para ser entregue no final de 2014, o município também receberá 20 novas viaturas e 32 câmeras de videomonitoramento do Projeto Olho Vivo. Índices mostram que, nas áreas onde os equipamentos foram instalados, a criminalidade reduziu, em média, 30%. “Estamos unindo as nossas forças e o nosso talento para dar resposta positiva à sociedade”, destaca o comandante geral da Polícia Militar, coronel Martins Sant'Ana.

“Essas aquisições mostram que as ações de segurança pública integradas também estão voltadas para Betim. As nossas expectativas para o município são as melhores possíveis”, ressalta o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.

Cinco rabecões também foram adquiridos pela Polícia Civil para ficarem à disposição dos três departamentos da RMBH, que englobam Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves e Vespasiano, entre outras cidades. Eles se somarão aos cinco que já circulam nessas áreas. Os veículos fazem parte dos 30 novos rabecões que serão entregues em todo o Estado até o final de agosto, somando um investimento de R$ 5 milhões.

A chefe adjunta da Polícia Civil, delegada geral Maria de Lurdes Camilli, ressalta ainda que cerca de 600 viaturas estão em processo de aquisição. “As entregas já começaram a ser feitas pelas empresas que ganharam a licitação e o planejamento estratégico da distribuição desses veículos está sendo elaborado”, esclarece.

Betim também será contemplado com a expansão das ações da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem Bebida”. Em setembro, o município receberá uma base móvel comunitária, além de motocicletas, novos etilômetros e equipamentos para a realização das abordagens. “Esse veículo funcionará como um ponto de apoio durante a realização das blitze na cidade”, explica a secretária adjunta de Defesa Social, Cássia Gontijo.