17h37min - 16 de Outubro de 2009 Atualizado em 08h27min - 01 de Julho de 2013

Curso “Coleta Seletiva em Condomínios” acontece no CMRR

BELO HORIZONTE (16/10/09) - Em sua segunda edição, o curso “Coleta Seletiva em Condomínios” aconteceu nessa quinta-feira (15) no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) totalizando a participação de aproximadamente 70 alunos nas duas turmas do turno da manhã e tarde. O objetivo foi estimular a prática da coleta seletiva visando a posterior reciclagem dos resíduos.

No curso, o engenheiro ambientalista Itamar Cabral falou sobre o surgimento da coleta seletiva, seguido da gestora ambiental, Ânia Glória que apresentou os procedimentos para a implantação da coleta seletiva, de maneira a sensibilizar e capacitar os moradores para que possam desenvolver esta prática em suas edificações. “O maior desafio é a correta separação dos materiais nos apartamentos. A educação ambiental é o primeiro passo para o sucesso do projeto”, alertou a gestora.

De acordo com o coordenador de gestão do Programa Ambientação, Frederico Baião, a iniciativa do curso surgiu a partir da experiência do Programa Ambientação implantado em 80 edificações do Governo do Estado, onde 55% do resíduo (papel, plástico, etc.) gerado é encaminhado para a reciclagem. “O programa é uma referência de destinação adequada e melhor forma de se trabalhar a gestão dos resíduos, porque os condomínios são grandes geradores desse material, uma vez que existe um grande potencial de reciclagem também nessa área”, explicou.

A estudante de engenharia ambiental, Mariana d’ávila explicou que o curso é uma iniciativa importante, já que o resíduo gerado em apartamento muitas vezes é desprezado como fonte de renda e trabalho. “Além da preservação ambiental, dispor separadamente os resíduos é uma responsabilidade social, que contribui para a geração de trabalho e renda. A cooperação dos moradores é o fator principal para o funcionamento da coleta seletiva nos condomínios”, ressaltou.

Com carga horária de três horas, o curso é destinado a síndicos, representantes de empresas administradoras de condomínios, educadores ambientais e comunidade. Haverá ainda mais duas turmas nos dias 19 e 20 de outubro no período da noite, das 18h às 21h. As inscrições estão encerradas. Ao final do curso, os participantes recebem certificado.

O curso é uma realização do Ambiente Brasil Centro de Estudos em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) por meio do Programa Ambientação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3468-7079.