19h23min - 04 de Outubro de 2007 Atualizado em 10h11min - 30 de Junho de 2013

Curso de segurança vai atender o turista do Circuito Estrada Real

CAETÉ (04/10/07) – A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Sebrae Minas, está realizando o Curso de Facilitar em Segurança Preventiva Orientada ao Turismo, envolvendo um grupo de 20 policiais militares, que serão multiplicadores no Estado. O curso começou na segunda-feira (1º) e vai até 9 de outubro, no Hotel Fazenda Tauá, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Até o final do ano, haverá outras oito etapas, que acontecerão em São João del-Rei e São Lourenço; depois, Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, Barbacena e Juiz de Fora, Diamantina e Itabira, envolvendo policiais da região. Até o final do ano, serão 220 policiais militares capacitados pelo Curso de Facilitar ao longo da Estrada Real.

Para a secretária de Estado do Turismo, Érica Drumond, o Estado está avançando em uma questão fundamental para o crescimento do turismo em Minas. “Essa capacitação é essencial, porque além dos atrativos, poderemos oferecer ao mercado roteiros turísticos que têm como valor agregado uma polícia treinada e capacitada para prestar atendimento às demandas do turismo. Será um grande diferencial de Minas”, complementa a secretária.

De acordo com o capitão Cássio Soares, coordenador do Projeto Estrada Real do Estado Maior da Polícia Militar, o curso promove uma integração entre os órgãos de defesa civil – já que é aberto à participação de militares do Corpo de Bombeiros e policiais civis – com profissionais do trade. “A segurança é um dos principais aspectos que o turista utiliza para escolher um destino. Por isso, é muito importante para Minas Gerais ter policiais com essa sensibilidade. Todos os participantes estão maravilhados com o que está sendo passado”, ressalta.

Os recursos investidos para essa capacitação, no valor de R$ 150 mil, são do Projeto Estruturador Estrada Real, do Governo de Minas. Os policiais estão sendo capacitados quanto a ações de segurança, pronto-socorrismo, diretos humanos, prevenção ao uso e abuso do tráfico de drogas, noções de línguas estrangeiras, hospitalidade e informações turísticas, psicologia de grupo. Todos receberam material didático completo, fornecido pela própria Polícia Militar.

Dinâmica do curso

Os policiais têm a oportunidade de participar de um curso inovador, já que nunca foi realizado algo semelhante em relação à segurança turística, de acordo com o capitão Cássio Soares. A aula inaugural foi realizada pelo tenente-coronel Gelso Guimarães Gollo, mestre em turismo e hotelaria, responsável pela implantação do policiamento turístico no Rio Grande do Sul.

Como serão multiplicadores, os policiais estão aprendendo a retransmitir e sensibilizar os demais policiais da Estrada Real. “Primeiro trabalhamos a psicologia de grupo e a didática; na seqüência, as informações turísticas, como deve ser tratada a questão da hospitalidade, segurança pública, polícia comunitária e, especialmente, a conscientização ambiental”, complementa o capitão.

Para que o treinamento seja completo, os policiais terão aulas práticas de atendimento de urgência. “Eles irão para o Distrito de Ipoema e lá terão de elaborar um plano de segurança turística. Depois, o desafio será praticar técnicas de salvamento na Cachoeira Alta, também em Ipoema”, afirma o capitão.

Está previsto, para novembro de 2007, o início um curso semelhante, envolvendo policiais civis do Estado. Em 2006, mais de dois mil policiais militares da região da Estrada Real participaram de um seminário, com informações sobre qualidade no atendimento ao turista, hospitalidade, entre outros.