Agricultura

17h40min - 08 de Outubro de 2008 Atualizado em 21h46min - 29 de Junho de 2013

Curvelo terá Feira de Touros do Pró-Genética no dia 25

CURVELO (08/10/08) - O município de Curvelo, na região Central de Minas Gerais, prepara-se para receber mais uma Feira de Touros do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética). O evento acontece no dia 25 de outubro, das 8h às 18h, no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo, organizado pela Emater-MG, em parceira com o Núcleo Criadores de Gir, Nelore e Guzerá de Curvelo e a Associação Mineira de Criadores de Zebu (AMCZ). Os pequenos e médios pecuaristas da região, interessados em melhorar a qualidade de seus rebanhos, terão a oportunidade de adquirir animais geneticamente melhorados.

Segundo o coordenador técnico Regional de Pecuária da Emater-MG de Curvelo, Paulo de Tarso Nammur, a expectativa é de que cerca de sessenta touros das raças guzerá, nelore, gir e holandês sejam comercializados durante o Feira de Touros. Ainda de acordo com Nammur, o valor de compra dos animais poderá ser negociado com o próprio vendedor no local. Os pecuaristas interessados em adquirir os animais já podem entrar em contato com o escritório mais próximo da Emater-MG. Lá, os técnicos poderão fornecer informações sobre o programa e auxiliar na execução de projetos para o melhoramento do rebanho e da gestão da propriedade.

Essa será a quinta Feira de Touros do Pró-Genética realizada em Curvelo. Nas quatro edições anteriores, 102 touros de genética superior foram adquiridos por pecuaristas, com o apoio da Emater-MG. Os extensionistas fazem o contato com os produtores que têm potencial para colocar animais à venda na feira, mobilizam os interessados na compra e ajudam os produtores a atualizarem seu cadastro bancário. Os animais ofertados são somente touros Puros de Origem (PO), com o Registro Genealógico Definitivo (RGD) expedido pela ABCZ (no caso das raças zebuínas) ou pela associação da raça, no caso do gado holandês.

O Programa Pró-Genética foi criado com o objetivo de promover a transferência genética de touros melhorados para o gado de corte e de leite; viabilizar a compra destes reprodutores nas chamadas "Feiras de Touros do Pró-Genética", especialmente pelos pequenos pecuaristas; melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e aumentar a renda do produtor por meio da venda dos bezerros resultantes dos cruzamentos. De setembro de 2006 até agosto de 2008, foram vendidos 621 touros nas feiras realizadas em todo o Estado, beneficiando 124 municípios e 311 pecuaristas. A meta do programa é fazer a melhoria genética dos cerca de 330 mil touros reprodutores existentes em Minas Gerais.