17h49min - 31 de Outubro de 2011 Atualizado em 21h30min - 26 de Junho de 2013

Defesa Civil de Minas Gerais é homenageada em cerimônia cívica no Palácio da Liberdade

BELO HORIZONTE (31/10/11) - O Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foi palco, nesse domingo (30), de duas importantes cerimônias cívicas do calendário mineiro: a troca solene da Guarda de Honra do Palácio da Liberdade e o hasteamento das bandeiras. Na solenidade, a Bandeira Nacional foi hasteada pelo funcionário da Defesa Civil de Minas Gerais, Cristóvam Gomes Wernech, e, a Bandeira de Minas Gerais, pela professora Keila Viviane Silva, do Centro Pedagógico Arco Íris. As instalações do palácio também foram abertas ao público para visitação.

A troca de guarda, feita pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), responsável pela segurança do Complexo de Palácios (Liberdade e Despachos), foi iniciada em 1984, em uma adaptação da cerimônia realizada no Palácio de Buckingham, na Inglaterra. Desde então, a cerimônia ocorre sempre no último domingo de cada mês.

A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, foi realizada a troca da Guarda, com participação de oficiais e sargentos de cada regimento. Na cerimônia desse domingo foi feita uma homenagem à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), bem como aos seus parceiros.

Para o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel da PMMG Luis Carlos Dias Martins, as recentes parcerias firmadas pelo órgão "são fundamentais para as execuções das ações de prevenção, preparação e resposta a desastres". Ele destacou "a importante participação das diversas entidades" nas ações de Defesa Civil nas várias regiões de Minas Gerais.

Segundo o secretário executivo da Cedec-MG, Tenente-Coronel da PMMG Eduardo César Reis, "a Defesa Civil somos todos nós. Por isso, continuaremos a fazer importantes parcerias, pois o resultado será sempre a melhor prestação de serviço a comunidade mineira", afirmou.

Homenagens

Na solenidade, também foram prestadas homenagens a Coca Cola Femsa, Empresa de Telefonia Celular Vivo, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, Casa da Provisão da Igreja do Evangelho Quadrangular, Empresa New Holand, Cruz Vermelha, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro – que são parceiros da Cedec-MG.