11h51min - 06 de Março de 2012 Atualizado em 16h14min - 28 de Junho de 2013

Defesa Civil Estadual capacita agentes para atuação em situações de chuva e seca

Curso Básico de Sistema de Comando em Operações tem foco na preparação

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) realizou, em Belo Horizonte, o Curso Básico de Sistema de Comando em Operações (CBSCO). A preparação faz parte das ações de prevenção a desastres e são gerenciadas pela Escola Permanente de Defesa Civil. O principal objetivo do CBSCO é capacitar agentes de Defesa Civil para atuação nos municípios mineiros, tanto em ações preventivas quanto em medidas de enfrentamento a adversidades causadas pelas chuvas ou pela seca.

Participaram do curso integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) e da empresa Gerdau, além da Equipe do Previncêndio, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que é responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais. Segundo o diretor-técnico da Cedec-MG, capitão PM Hallysson Claudino Câmara dos Santos, esta medida reforça o constante apoio dado pelo Governo de Minas aos municípios. “O curso dá sequência aos trabalhos da Escola Permanente de Defesa Civil, incentivando a criação de coordenadorias municipais e, também, a capacitação de recursos humanos para a prática das ações de defesa civil”, destaca.

A preparação é uma das etapas do Curso Básico de Defesa Civil (CBDC), que tem como foco a preparação de técnicos e gestores, por meio de elementos teóricos e práticos, com base na metodologia do Sistema de Comando em Operações. O curso compõe o Comando Unificado da Cedec-MG, implementado no Estado para o emprego de ações de resposta a situações críticas envolvendo diferentes agentes de Defesa Civil. Os dois cursos têm duração de três dias e são ministrados regularmente na sede da Cedec-MG, na Cidade Administrativa. Nos últimos oito anos, o número de Comdecs quase dobrou em Minas – saltando de 374, em 2004, para 696 atualmente. O Governo disponibiliza suporte técnico permanente a todas as Comdecs.

Sistema de comando

O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial que visa treinar, planejar, organizar, dirigir e controlar os grupos atuantes nas ações de resposta, ou seja, no socorro e assistência às vítimas de desastres, especialmente quando o auxílio é realizado por múltiplas agências, jurisdições ou equipes. Na maior parte dos casos, as emergências exigem a intervenção de pessoal treinado e equipado, para reduzir as consequências negativas de um desastre. “Nas denominadas situações críticas, as ações de resposta exigem dos órgãos envolvidos uma postura organizacional não rotineira durante a administração das ações”, explica o capitão Hallysson Câmara.

Em Minas, o Sistema de Comando em Operações teve papel decisivo em diversos eventos adversos, como no rompimento de uma barragem, em Miraí, na Zona da Mata, em 2007; no abalo sísmico de 4,9 graus na escala Richter, ocorrido em Caraíbas, no Norte do Estado, também em 2007; e na força-tarefa desenvolvida pela Cedec-MG para controlar a proliferação de cianobactérias, as chamadas algas azuis, nas bacias dos rios das Velhas, São Francisco e Doce, onde várias medidas de prevenção foram adotadas. Ações de enfrentamento aos períodos de chuva e seca também foram coordenadas pelo Sistema de Comando em Operações da Defesa Civil Estadual.