17h28min - 11 de Maio de 2009 Atualizado em 00h09min - 27 de Junho de 2013

Defesa Civil troca experiência com norte-americano

BELO HORIZONTE (11/05/09) - Com o objetivo de trocar conhecimentos profissionais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG), por meio do Rotary Internacional, recebeu nesta segunda-feira (11), o engenheiro civil e bombeiro, Tran Beyea, do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Na sede da Coordenadoria, o norte-americano foi recebido por técnicos que lhe apresentaram as instalações, funcionamento e equipe de trabalho. Acompanhado da presidente do Rotary Clube Belo Horizonte/Mangabeiras, Tânia Diniz, Tran Beyea assistiu à palestra sobre o Sistema Estadual de Defesa Civil.

Durante a apresentação, o diretor de comunicação social da Cedec, Major Edylan Arruda, destacou a incidência de desastres no Estado, com imagens de danos causados pelas chuvas e a atuação das equipes no cenário de um desastre. Segundo o diretor, a visita é um incentivo à carreira profissional do participante. “A troca de experiências com outras pessoas e organizações é enriquecedora tanto no nível cultural, quanto no profissional, o que permite uma compreensão mais ampla”, afirmou.

Há 10 anos trabalhando na área de segurança pública e de desastres causados pela natureza, Tran Beyea relata que ficou impressionado com o trabalho da Defesa Civil de Minas Gerais. “Pude perceber que essa instituição tem uma coordenação centralizada, similar a qual trabalho”, destacou.

Neste ano, é a primeira vez que a Cedec recebe a visita de um participante do Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE), entre os Distritos Rotários do mundo. O grupo, do qual Tran Beyea faz parte, ficará em Minas Gerais até o próximo dia 16 de maio, quando retornará aos Estados Unidos.

Intercâmbio

Anualmente, a Fundação Rotária promove o Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE) entre países, com o objetivo de trocar conhecimentos profissionais, culturais e a busca de compreensão mundial. Segundo a presidente do Rotary Clube BH/Mangabeiras, Tânia Diniz, cada grupo é formado por profissionais de 25 a 35 anos, não rotarianos.

Ainda de acordo com a presidente, seis jovens brasileiros passarão um mês nos Estados Unidos, enquanto outros seis norte-americanos visitam o Brasil. Na passagem pelos países, os participantes visitam além de Belo Horizonte, outras cidades do interior do Estado.