Segurança / Defesa Social

15h03min - 01 de Março de 2012 Atualizado em 14h33min - 30 de Junho de 2013

Defesa Social inaugura Núcleo de Assistência às Famílias de detentos em Pouso Alegre

Unidade também ganhou uma sala da OAB, cujo objetivo é proporcionar uma estrutura adequada aos advogados que atendem os detentos

Os familiares dos detentos do Presídio de Pouso Alegre, na região Sul de Minas Gerais, ganharam, nesta quinta-feira (1º), um núcleo de atendimento, serviços e informações, que funcionará na sede da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, no Centro da cidade. Denominado como Núcleo de Assistência às Famílias (NAF), o espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, fornecendo gratuitamente e com agilidade serviços relacionados ao sistema prisional e informações gerais, garantindo mais conforto no atendimento aos parentes de presos.

Pouso Alegre é a primeira cidade do interior do Estado a contar com um espaço destinado, especificamente, para esse tipo de atendimento. No NAF os familiares poderão fazer credenciamentos e agendamentos para visita social e íntima a presos, solicitar o auxílio-reclusão e também o atestado carcerário, documento no qual constam informações sobre a conduta do detento e que é exigido para o pedido de saída provisória ou progressão de regime. Além da recepção e sala de atendimento, uma “brinquedoteca” estará disponível para os filhos dos detentos que forem até o local.

O Núcleo de Assistência às Famílias visa reduzir, gradativamente, o número de pessoas na porta de unidades prisionais, proporcionando mais conforto para esposas, maridos, filhos e demais parentes que buscam informações e acesso a diferentes serviços. A localização do NAF, no centro da cidade, também facilita o acesso ao local e, consequentemente, aos serviços prestados. “Saímos de um sistema muito ruim e, nesse momento, vejo que estamos em busca da excelência”, disse o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, ao lembrar a história do sistema prisional em Pouso Alegre.

O prefeito Agnaldo Perugini ressaltou os benefícios do núcleo aos familiares dos detentos. “O NAF é muito importante, porque vai evitar que eles tenham que vir até aqui, na unidade prisional. Os familiares serão atendidos em uma casa bonita, com uma sala individual e os filhos e netos terão um lugar para brincar”.

Inaugurações

Durante a solenidade, também foi inaugurado um pavilhão destinado aos presos que cumprem pena no regime aberto. O local tem capacidade para 100 detentos, sendo 60 homens e 40 mulheres, e foi construído com recursos repassados à unidade pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) do município. A partir da próxima semana, os presos já começarão a ocupar o novo espaço.

Também foi feita a instalação da unidade da fábrica de móveis Summer Brazil dentro do presídio, o que dá oportunidade a 18 detentos de trabalharem enquanto cumprem pena. Pela atividade, eles recebem ¾ do salário mínimo, cesta básica e remição de pena – a cada três dias trabalhados, um a menos no cumprimento da sentença.

De acordo com o diretor-geral Leandro Francisco Pereira, essa não é a única iniciativa de humanização da unidade prisional. Atualmente, há 105 presos trabalhando em variadas atividades, como fabricação de blocos, lingeries, móveis em fibra, jardinagem e 81 detentos estudam na Escola Estadual Presidente Bernardes, que tem o segundo endereço dentro do presídio.

O Presídio de Pouso Alegre também ganhou, nesta quinta-feira, uma sala da OAB, cujo objetivo é proporcionar uma estrutura adequada aos advogados que atendem os detentos da unidade.