18h33min - 30 de Maio de 2012 Atualizado em 02h26min - 01 de Julho de 2013

Delegação colombiana conhece a Magistra, em um passeio pela história da educação em Minas

Comitiva está no Estado para conhecer os projetos e ações desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação

Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais – foi apresentada, nesta quarta-feira (30), à delegação colombiana que visita o Estado esta semana para conhecer as experiências mineiras na educação. Durante o encontro, a diretora da Magistra, Ângela Dalben, apresentou a estrutura da Escola e suas atribuições. A Magistra atua na formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação da rede pública no Estado.

A comitiva também entendeu como é realizado o trabalho de formação presencial e à distância da Magistra, bem como o funcionamento da parceria da instituição com as universidades, com a formação da Rede Mineira de Formação de Educadores. “Queria conhecer de perto essa experiência de formação. Como a Escola busca essa aliança com o seu público”, destacou a diretora do Instituto de Estudos em Educação da Universidade do Norte, em Barranquilla, na Colômbia, Leonor Jaramillo de Certain.

Ainda na Magistra a delegação composta de membros do poder público, líderes de instituições privadas e representantes de universidades também conheceu um pouco da história da educação em Minas Gerais. A comitiva visitou o ‘Museu Ana Maria Casasanta Peixoto’ e teve contato com itens do acervo de seis mil peças que ajudam a contar as fases da educação no Estado. Entre as peças existem mobiliários, fotos e documentos.

“A visita foi muito emocionante. O museu mostra a importância do docente no Brasil para a sociedade. Ele é o protagonista da condução da educação. Os membros da delegação ficaram muito emocionados. Vamos levar essa inspiração para Colômbia e, quem sabe, fazer um registro da história da educação do nosso país. Que esse museu possa seguir acompanhando a história da educação no Brasil”, explica a chefe da delegação da Colômbia e diretora executiva da Fundação Empresários pela Educação, María Victoria Angulo González.

Delegação conhece estrutura política e educacional de Minas

Na tarde desta quarta-feira (30), a delegação colombiana conheceu um pouco sobre o ensino superior mineiro. O reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Dijon Moraes Junior, explicou para a Missão a estrutura da instituição e como ela se insere na educação superior do Estado. Já a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi apresentada por membros da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da casa.  Na ocasião, a delegação colombiana teve a oportunidade de conhecer projetos da ALMG que são executados em parceria com a Educação e a estrutura da Assembleia, como número de deputados, suas comissões, entre outros. Durante a reunião, também foi apresentada à comitiva o panorama da inclusão educativa em Minas Gerais.

Missão colombiana visita escolas em Ouro Preto

Na última terça feira (29), o grupo que compõe a missão colombiana esteve em Ouro Preto para visitar duas escolas estaduais. Na cidade, foram recebidos pela diretora da Superintendência Regional de Ouro Preto, Iracema Ana D'Arc, que os levou à Escola Estadual Dom Velloso e à Escola Estadual Marília de Dirceu.

Nas duas escolas, os colombianos tiveram a oportunidade de conversar com os professores, equipe pedagógica e alunos sobre a sua participação nas avaliações externas e nos exames aplicados pela Secretaria de Estado de Educação, como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). "Nos interessa muito entender como as avaliações são recebidas nas escolas, como é a participação dos alunos e como os professores trabalham com os seus resultados", explicou Maria Victoria Ângulo.

A delegação Colombiana foi recebida com festa pelos alunos. Enquanto na Escola Estadual Dom Velloso um cartaz escrito em português e espanhol dava as boas-vindas ao grupo, na Escola Estadual Marília de Dirceu os alunos cantaram todos juntos o hino da escola. Para a diretora Maria Luzia Mapa, da EE Marília de Dirceu, a visita dos colombianos é uma oportunidade de estimular a aprendizagem. "Uma visita estrangeira aguça a curiosidade dos alunos. Com certeza, os professores vão poder trabalhar isso em sala de aula, mostrando o que é uma cultura diferente, uma língua diferente. Isso enriquece o nosso trabalho".