Social | Trabalho / Social

11h21min - 07 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 00h37min - 01 de Julho de 2013

Denúncias de crimes contra idosos batem recorde em Minas Gerais

Foram registradas 104 ligações em janeiro deste ano, número 12% superior ao mesmo período de 2011

O número de denúncias de crimes contra idosos em janeiro, por meio do Disque Direitos Humanos (0800 031 1119) do Governo de Minas, superou os relatos feitos nos meses de 2011. Foram registradas 104 ligações em janeiro, número que não foi atingido em nenhum dos 12 meses do ano passado, o que representa 3,5 denúncias por dia. No comparativo entre os meses de janeiro, o crescimento é de 12%.

O coordenador do Disque Direitos Humanos, Jorge Noronha, explica que as denúncias são encaminhadas para o Conselho Estadual, promotorias do idoso, prefeituras e, em casos mais graves, para delegacias especializadas. De acordo com ele, os casos são apurados cuidadosamente para que medidas sejam tomadas assim que confirmada a veracidade das informações.

No ano passado, a Coordenadoria Especial de Políticas para o Idoso (Cepid) desenvolveu algumas ações para ajudar a combater a violência contra a pessoa idosa, como o lançamento, em 1º de outubro, da campanha “Envelhecimento Digno: uma Questão de Direitos Humanos: Minas abraça essa causa”, que consiste na divulgação do Disque Direitos Humanos em todo o Estado.

“A discussão sobre envelhecimento é crescente, assim como também cresce o número de idosos. E a campanha sensibiliza a população a fazer a denúncia. Essa sensibilização reflete diretamente no número de denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos”, avalia o responsável pela Cepid e presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer.

Desde então, mais de 7 mil cartazes da campanha foram afixados em postos de saúde, rodoviárias, escolas, hospitais, Centros de Referência de Assistência Social, em unidades da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  e espaços públicos em geral, com o objetivo de incentivar a população a fazer a denúncia.

Além disso, 9 mil exemplares do Estatuto do Idoso foram distribuídos para conselhos municipais e entidades que lutam pela garantia dos direitos da pessoa idosa.

Os crimes contra idosos aparecem em segundo lugar na lista dos mais denunciados, em 2011, por meio do Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), serviço coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Foram 916 relatos. Maus-tratos familiares foi o crime mais denunciado, com 530 relatos.

Somente as violações cometidas contras crianças e adolescentes, com 1.812 denúncias, superaram os relatos de crimes contra idosos.

Violência contra mulher e outros crimes

Criado em 2000 pelo Governo de Minas, o Disque Direitos Humanos recebe ligações de todo o Estado sobre qualquer tipo de violação dos direitos humanos. A população pode recorrer ao serviço para denunciar crimes contra mulheres, pessoas com deficiência, meio ambiente, entre outros. A ligação é gratuita e sigilosa.