19h31min - 14 de Setembro de 2011 Atualizado em 08h25min - 25 de Junho de 2013

DER apresenta balanço da operação que mede emissão de gases poluentes

BELO HORIZONTE (14/09/11) - Após três dias de operação, 48 veículos foram inspecionados para aferição do índice de gases poluentes emitidos pela frota de ônibus do sistema de transporte de passageiros metropolitano e intermunicipal. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), do total de ônibus vistoriados, 16 estavam emitindo índice de poluentes acima do permitido e foram retirados de circulação. Os veículos só retornarão ao sistema após adequação às normas e depois de passar por uma nova inspeção.

A operação foi realizada pela equipe de fiscalização do DER, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte e agentes da Petrobrás.

De acordo com o diretor de Fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, circulam em Belo Horizonte cerca de 3 mil ônibus intermunicipais todos os dias. Em sua avaliação, a inspeção é importante para  verificar se o índice de emissão de fumaça está dentro dos padrões. “O veículo que não estiver em conformidade com a lei será retirado de circulação e receberá multa em torno de R$ 100, baseado no decreto que regulamenta o transporte regular de passageiros”, explicou.

A abordagem dos veículos que operam no sistema metropolitano e interestadual foi feita aleatoriamente na rodoviária e nos pontos finais no Centro da capital, após desembarque dos passageiros. Os ônibus foram encaminhados aos pátios do terminal Rodoviário e da Coordenadoria Regional do DER em Belo Horizonte. A equipe utilizou um equipamento fornecido pela Petrobrás, denominado de opacímetro, para o levantamento de dados. O instrumento colocado dentro do cano de descarga do veículo em aceleração aponta os níveis de emissão de fumaça. O valor tolerado depende da idade do modelo e do ano de fabricação.

As inspeções seguiram rigorosamente o que determina a Resolução Conama 418/09 e a Instrução Ibama 06/2010, que prevê a exigência, além de outros itens, da verificação da emissão atmosférica.