17h05min - 09 de Setembro de 2009 Atualizado em 22h52min - 18 de Junho de 2013

DER/MG fiscalizou cerca de 4 mil veículos durante feriado

BELO HORIZONTE (09/09/09) - Cerca de quatro mil veículos abordados, 413 retidos e 23 apreendidos foram encerradas nessa terça-feira (8) as operações especiais de fiscalização nas rodovias estaduais, com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários durante o feriado de Sete de Setembro. Em cinco dias, 550 agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) atuaram nas 40 coordenadorias regionais, incluindo a área de influência do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Realizadas em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária e com a Polícia Rodoviária Federal, as operações focaram o combate ao transporte clandestino e irregular, além da conscientização de transportadores e passageiros, com ações de educação no trânsito. Foi feito o transbordo de 85 passageiros, de sete veículos.

Blitz educativa

Além das tradicionais ações de fiscalização, as operações especiais do feriado compreenderam a realização de uma blitz educativa, na manhã de sexta-feira (4), no km 17 da MG-010. Foram abordados 300 veículos e os motoristas esclarecidos sobre o transporte de crianças, a utilização do cinto de segurança no banco traseiro, o excesso de velocidade e o consumo de álcool. Os condutores e demais passageiros receberam 700 materiais educativos, incluindo folhetos e brindes entregues como premiação a quem dirigia com todos os itens de transporte corretos.

A coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni, disse que o comando educativo busca alertar e educar os usuários com informações rápidas e objetivas, sem atrapalhar a viagem. “Nos feriados, as pessoas dirigem com pressa para chegar mais rápido e acabam abusando da velocidade. Nós buscamos orientá-las e, no caso do cinto no banco traseiro para crianças, demonstramos como deve ser feito e explicamos os motivos para o uso”, ressaltou.

Primeiro semestre de 2009

Somente no primeiro semestre de 2009 cerca de 170 mil veículos foram abordados por agentes do DER/MG em 5.736 blitze realizadas em todo o estado. Dos veículos abordados, 22.889 foram retidos e 1.266 apreendidos e, além disso, foi registrado o transbordo de 8.378 passageiros de 929 veículos. Durante todo o ano de 2008 foram realizadas aproximadamente 14 mil blitze e 435.582 veículos foram abordados.