18h07min - 25 de Junho de 2007 Atualizado em 02h37min - 27 de Junho de 2013

Desenvolvimento Econômico apresenta novos dirigentes do Indi

BELO HORIZONTE (25/06/07) – O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio de Lacerda, apresentou, nesta segunda-feira (25), os novos presidente e vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), respectivamente, Eduardo Lery Vieira e Eduardo Prates Octavini Bernis, além dos integrantes da diretoria do órgão.

Em rápido pronunciamento de boas-vindas à nova equipe do Indi, vinculado à sua Pasta, Márcio de Lacerda destacou a importância do trabalho “em equipe e sem caixas-pretas, com lealdade e transparência, em busca dos melhores resultados para o crescimento de Minas.”

Frisando que sua missão é exercer um trabalho de agregação e coordenação de toda a equipe, Márcio de Lacerda lembrou que Eduardo Lery é pessoa que desfruta de excelente imagem no meio empresarial e na estrutura do serviço público, tendo comprovadamente capacidade de motivar o investidor para as oportunidades oferecidas por Minas.

O secretário disse que tem grandes desafios pela frente, daí a necessidade do trabalho em equipe. Lacerda destacou, ainda, a folha de serviços prestados por Reginaldo Braga Arcuri, que deixou o comando do Indi para assumir a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cuja gestão é supervisionada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Por ser profundo conhecedor de Minas, segundo o Lacerda, Arcuri continuará a auxiliar o Estado. Ele foi nomeado para o cargo no último dia 14.

Novo presidente

Eduardo Lery Vieira é formado em engenharia mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Fez MBA em gestão empresarial no Instituto Brasileiro de Mercado de Capital (Ibmec), possuindo ainda cursos de aperfeiçoamento em engenharia econômica pela Fundação Dom Cabral e em avaliação de bens pela Escola Superior de Agrimensura de Belo Horizonte.

Ele foi funcionário do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), onde exerceu as funções de estagiário, engenheiro, gerente de divisão e gerente de departamento no Departamento de Indústria de Transformação. No exterior, participou, como bolsista, por 36 meses, do curso de técnicas de vidro, oferecido pelo governo britânico. A convite do governo japonês e do Banco Mundial (Bird), participou do curso de desenvolvimento de projetos industriais, no Japão, por oito meses. Professor do Colégio Técnico da UFMG, antes de tornar-se diretor do INDI foi subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços da Sede, no período de 2003 a 2005.

Lery agradeceu a confiança do governador Aécio Neves em destacá-lo para esta nova missão, bem como o suporte proporcionado pelo seu antecessor. O INDI continuará sendo a porta de entrada do investidor, acrescentou Lery, e vai trabalhar em favor da agregação de valor aos produtos mineiros, apoiando a inovação e o desenvolvimento das regiões carentes. “Vamos procurar acompanhar o andamento dos projetos em tempo real, transmitindo ao secretário informações bastante objetivas”, disse.

Os demais integrantes da diretoria do INDI são Jamil Habib Curi, Leonídio Henrique Corrêa Bouças, Maurício Oliveira Cecílio e Marco Aurélio Fagundes Fontes. Maurício Cecílio foi reconduzido ao cargo de diretor e Marco Aurélio Fagundes Fontes era consultor do INDI. Ao final da cerimônia, Reginaldo Arcuri foi homenageado com uma placa por sua dedicação durante o período em que comandou o INDI. Arcuri lembrou que o órgão dispõe de um corpo funcional altamente eficiente. “São pessoas que percebem os Nortes dados e transformam em ações rapidamente com uma interação muito boa”, afirmou.