Minas por Região
Turismo

17h46min - 05 de Outubro de 2010 Atualizado em 19h18min - 27 de Junho de 2013

Destinos mineiros se preparam para receber famílias no feriado

  Com a proximidade do Dia das Crianças, muitas pessoas pensam em como curtir o feriadão sem se deslocar para destinos distantes. Com localização estratégica, Minas Gerais é destino certeiro para quem busca diversão em dias de folga. O Estado oferece a diversão no Circuito das Águas, o sossego dos hotéis-fazenda e o alternativo “Mar de Minas”.

BELO HORIZONTE (05/10/10) - Com a proximidade do Dia das Crianças, muitas pessoas pensam em como curtir o feriadão sem se deslocar para destinos distantes. Com localização estratégica, Minas Gerais é destino certeiro para quem busca diversão em apenas quatro dias de folga. O Estado oferece a diversão no Circuito das Águas, o sossego dos hotéis-fazenda e o alternativo “Mar de Minas”. Nos 42 Circuitos Turísticos existentes no Estado, o turista pode escolher aquele que mais o agrada.

Um mergulho para refrescar, brincadeiras para relaxar, um sol para se bronzear. Pode parecer enredo de praia, mas isso tudo é fácil de encontrar em Minas Gerais. As belezas naturais, os casarios seculares, a gastronomia farta, a variedade cultural e a hospitalidade dos mineiros fazem do Estado um destino único, propício para ser vivenciado ao lado da família em viagens inesquecíveis.

Minas Histórica

Para os pais que pretendem ficar perto de Belo Horizonte, mas que também não abrem mão de curtir a data ao lado dos filhos, as Cidades Históricas são uma ótima opção. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas, São João del-Rei e Tiradentes são relativamente próximas à capital mineira e oferecem aulas de história ao ar livre.

Nos quatro dias do feriado é possível apreciar obras de arte nos museus e igrejas, como a de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e os Profetas de Aleijadinho, em Congonhas. O passeio de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes e a infinidade de sabores das receitas à base de jabuticaba encontradas em Sabará, também fazem sucesso entre a criançada.

Patrimônio Natural

A empresária Lilian Chagas é apaixonada por Minas Gerais. A cada feriado, segue com a filha Lara Chagas (três anos) e o marido, Gustavo Chagas, para um destino diferente. Os preferidos são Ouro Preto, Lavras Novas, Catas Altas, Mariana, Bonfim. Este ano, para comemorar o Dia das Crianças, o casal escolheu as belezas naturais do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó.

A Serra do Cipó oferece várias opções de Turismo de Aventura, com destaque para canyoning, cicloturismo, alpinismo, trekking e passeio de caiaque. Ideal para famílias que gostam de aliar esportes e contemplação da natureza.

Água para refrescar

O Circuito das Águas, localizado no Sul de Minas Gerais, é famoso pelas suas estâncias hidrominerais. Tanto pais como filhos podem aproveitar o sol do feriadão nas diversas nascentes, fontes, piscinas e balneários das estações de água termais. Ricas em propriedades terapêuticas, as águas de Caxambu e São Lourenço sempre superam as expectativas dos turistas.

E por falar em águas, o turista que viajar até Poços de Caldas, no Circuito Turístico Caminhos Gerais, poderá assistir nos dias 9 e 10 a Sinfonia das Águas. Promovido pela prefeitura desde 2006, o evento é um espetáculo musical com produção que envolve a Orquestra Sinfônica de Poços de Calas, atores, bailarinos, corais, músicos e cantores líricos em meio a um show de iluminação ao ar livre. O evento acontece em frente ao Parque Afonso Junqueira, a partir das 21 horas.

Mar Mineiro

Carinhosamente apelidado de “Mar de Minas”, o município de Capitólio, no Circuito Turístico Nascentes das Gerais, Sul do Estado, abriga a Represa de Furnas, um imenso lago artificial que deu origem ao apelido da região. Frequentado por famílias em busca de diversão, segurança e conforto, principalmente nos feriados prolongados, o lugar preserva as belezas de Furnas aliadas ao requinte dos condomínios de luxo existentes na região.

Mas o turismo no local não é feito apenas de mansões luxuosas, a região dispõe de hotéis, áreas para camping e pousadas, além da infraestrutura com restaurantes, clubes, pesque e pague, dentre outros atrativos. Um dos destaques é a Lagoa Azul, com águas cristalinas e de fácil acesso. O turista que quiser fazer um passeio de escuna pelo Lago de Furnas encontrará empresas que prestam este serviço. Outra dica é o passeio de lancha, que parte do Rio Turvo até chegar à Lagoa Azul. Durante o trajeto, o visitante pode conhecer os cânions, com paredões de 20 metros nas laterais. Cachoeiras também são avistadas ao longo do passeio. 

Vida Rural

É nos feriados prolongados que boa parte dos moradores das grandes cidades mineiras escapa da correria e do estresse cotidiano. Acostumados com os barulhos das sirenes, ambulâncias e trânsito, muitos fogem das metrópoles em busca de um refúgio tranquilo e silencioso. E é nos hotéis-fazenda que muitos desfrutam momentos de prazer ao lado da família. O Circuito Turístico Villas e Fazendas dispõe de boa quantidade de fazendas coloniais ainda existentes na região, em sua maioria do século XVIII.

Os visitantes podem descobrir cenários bucólicos e se encantar com a história das comunidades de lugares inspiradores, como Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete e Cristiano Otoni, entre outros.

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) preparou algumas dicas para que a viagem no dia 12 de outubro seja perfeita:

• Leve na mochila: boné ou chapéu, roupas de banho, filtro solar, lenços de papel, repelente, e cantil.

• Respeite as comunidades locais.

• Para caminhada, prefira sempre carregar objetos numa mochila, assim o peso fica bem distribuído e as mãos livres.

• Cuidado com a alimentação – alimentos muito condimentados não são aconselháveis em regiões muito quentes.

• Avalie as condições climáticas e as distâncias a percorrer.

• Ao fazer passeios de barco, certifique-se sobre as condições de manutenção e se há coletes salva-vidas disponíveis.

• Fique atento! Banhos em rios e cachoeiras oferecem risco de afogamento e acidentes.

• Não jogue lixo na mata e nos rios. Em caminhadas pelas trilhas ou nos passeios de barco, carregue sempre um saco plástico para recolher o lixo que produzir.

• Evite apoiar-se na vegetação durante as caminhadas e colocar as mãos em buracos ou fendas.

• Não caminhe rapidamente em descidas íngremes ou perigosas.

• Registre cada momento de seu passeio! As melhores condições de luz acontecem ao amanhecer e entardecer.

• E o mais importante: cuide de nossas crianças!

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato