Minas por Região
Cultura

13h59min - 23 de Outubro de 2013 Atualizado em 14h04min

Detentos do Presídio de Ouro Preto participam de projeto de arte

Por meio de desenhos e pinturas, presos expressaram emoções e ideias; atividades foram desenvolvidas pela Faop

Durante cinco dias, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) realizou atividades artísticas com os detentos do Presídio da cidade. Foram selecionados 25 presos, com a condição de que tivessem bom comportamento e gostassem de pintura e desenho. Os arte-educadores da Faop visitaram o Presídio de Ouro Preto (Prop) para conhecer o espaço e, então, sugeriram que fossem feitas pinturas no pátio interno.

A ação foi fruto de um desejo de Isabela de Oliveira Mendes, diretora da unidade prisional. "Acredito que esse tipo de atividade resgata e valoriza a pessoa humana. É uma nova experiência para os detentos trabalharem em equipe e aprenderem a valorizar o trabalho e a convivência em grupo", destaca

Os trabalhos tiveram início no dia 14 de outubro, quando foi realizado um bate-papo apresentando a Fundação e seus programas para os detentos. No mesmo dia se iniciou a produção de desenhos para os 74 metros de muro pintados. Carro, aves, flores e muitas cores fizeram parte das construções artísticas produzidas pelos detentos.

A oficina “Tapume+Arte”, integrante do programa ”Comunidade+Arte”, busca conscientizar o cidadão sobre os valores do patrimônio, não só material, mas também pessoal e afetivo. "A aproximação da Fundação com comunidades de características diversas, com pouco ou nenhum contato com o campo das artes, marca o trabalho da Faop em seus 45 anos. A intervenção deixa um legado não só para os detentos, mas também para seus familiares, que visitam um espaço ressignificado por cores, traços e formas produzidos pelos próprios presos" relata o diretor de promoção e extensão da Faop, Celmar Ataíde Jr.

O projeto desenvolvido pela Faop já tem previsão de continuidade em 2014 em parceria com o Programa de Liberdade e Assistência ao Encarcerado (Prolae).

Tapume+Arte

O “Tapume+Arte” é um programa voltado para intervenção artística urbana com o objetivo de ressignificar o espaço trabalhado e ressaltar a importância da preservação do patrimônio, tanto no âmbito pessoal e social, como da colocação do indivíduo no coletivo, com o trabalho sobre o sentimento de pertencimento à comunidade.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato