Minas por Região
Agricultura

16h49min - 15 de Maio de 2009 Atualizado em 10h55min - 30 de Junho de 2013

Dia de Campo capacita pequenos produtores do Jequitinhonha

LEME DO PRADO (15/05/09) - Cerca de 900 pequenos produtores de oleaginosas do Vale do Jequitinhonha participaram do 3º Dia de Campo de Agroenergia e da Cultura do Sorgo e da Cana na Alimentação Animal, promovido pelo Governo de Minas , nessa quinta-feira (14) em Leme do Prado.

O objetivo da capacitação é aumentar e melhorar a qualidade do cultivo de oleaginosas para a geração de energia limpa, e do sorgo, como opção de alimento no período da seca, tanto para a pecuária quanto para a agricultura, foram organizadas na Fazenda Experimental palestras técnicas e estações de conhecimento.

Na parte da manhã foram realizadas as cinco estações que abordaram os temas: “Viabilidade Econômica do Girassol no Norte de Minas e Bacia do Jequitinhonha”, “Cultivo do Sorgo para Alimentação de Bovinos”, “Mamona: Possibilidades de geração de emprego e renda”, “Pinhão Manso, Branco ou de Purga” e “Manejo da cana-de-açúcar para alimentação de bovinos”.

O produtor Nelson Fernandes, de Água Boa, na divisa com os Vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri, afirma que gostou de todas as estações, mas destaca a cana como a que mais lhe será útil. “Crio gado de leite e aqui aprendi como utilizar melhor a cana para alimentá-lo, como preparar a ração”. Fernandes produz, além da cana-de-açúcar, milho, arroz e feijão.

Já Shirley Cristiane Pinheiro foi ao Dia de Campo para conhecer as culturas e analisar a possibilidade de produção na terra dos pais em Leme do Prado, na própria comunidade de Acauã. “Gostei mais do girassol, pela forma de cultivo e tudo que a gente pode aproveitar da plantação, o óleo, a semente e ainda como alimento para o gado”, avalia.

O 3º Dia de Campo de Agroenergia e da Cultura do Sorgo e da Cana na Alimentação Animal representa uma das atividades do Projeto Estruturador “Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva”, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) / Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas* (Idene), realizado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig).

Dia de Campo aproxima produtores rurais e pesquisadores

Walter Antônio Adão, diretor do Idene, ressaltou a importância de momentos como o Dia de Campo, quando o pequeno produtor tem a oportunidade de estar em contato com os pesquisadores. “Um encontro como esse possibilita ao produtor o acesso às melhores e mais produtivas técnicas de manejo das culturas e iniciativas que propiciam a sustentabilidade das produções. O Dia de Campo é uma atividade que visa à melhoria tecnológica da produção da agricultura familiar, dinamizando os processos de produção agrícola e buscando compatibilizar a produção de oleaginosas como alternativa de aumento de renda na propriedade, e a produção de alimentos, tão peculiar da agricultura familiar, além de promover a proteção ambiental”, enfatizou.

O produtor rural Ilmir Jesus da Cruz Vaz aproveitou a proximidade com os pesquisadores para se inteirar sobre as técnicas de cultivo da cana. Ele participa da Associação dos Agricultores Familiares de Várzea do Ingaí, comunidade quilombola localizada em Diamantina, e está na expectativa do término da construção de uma fabriqueta de rapadura, conquistada com recursos do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG), do Governo de Minas. “A fabriqueta está quase pronta, então quero aumentar minha produção, pois vou direcionar a maior parte para lá. Aprendi o espaçamento ideal para o plantio da cana e todas as utilidades que ela pode ter, desde alimento para o gado até a transformação em energia”, comemora.

Centro Tecnológico

O diretor de operações técnicas da Epamig, Enilson Abrahão, anunciou a intenção de transformar a Fazenda Experimental de Acauã em um centro de capacitação e transferência de tecnologia. “Vamos iniciar a formatação de um projeto para que esse nosso desejo se torne uma realidade”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato