Governador

15h17min - 16 de Julho de 2013 Atualizado em 17h10min

Dia de Minas começa com fé e devoção na primeira cidade do Estado

Capital é transferida simbolicamente para Mariana; personalidades e instituições serão agraciadas com honraria

O governador Antonio Anastasia preside, nesta terça-feira (16), em Mariana, na região Central do Estado, a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas.  Decreto estadual transfere, simbolicamente, a capital do Estado para Mariana, primeira cidade e capital mineira, que em 2013 comemora 317 anos de fundação.

As comemorações do Dia de Minas tiveram início às 9h, com uma missa em ação de graças em honra à padroeira de Mariana. Após a missa, celebrada pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, foi executada a Sineirata, quando os sinos das igrejas da cidade badalaram por 10 minutos.

Durante a solenidade serão agraciados com a Medalha Dia do Estado de Minas Gerais personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. O orador oficial será o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Celso Romano. Este ano, 40 pessoas receberão a honraria, entre elas artistas, professores, cônsules, jornalistas e empresários.

Tradição de Minas

A cerimônia remonta às tradições de Minas. Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital de Minas. Somente mais tarde se transformou em município e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem de Dom João Quinto à sua mulher, a rainha Maria Ana. O título de capital durou apenas nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto.

Em memória da importância da primeira sede do Governo de Minas, em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais, como data cívica estadual.

O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense. No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. Foi então sancionada pelo governador a Lei 7.561 instituindo data comemorativa.

Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.

Agraciados 2013

Adão de Lourdes - Artista plástico

Adriene Barbosa de Faria Andrade - Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais

Alexandre Kalil - Empresário