Gestão

18h55min - 31 de Maio de 2012 Atualizado em 01h24min - 28 de Junho de 2013

Dia Mundial Sem Tabaco na Cidade Administrativa incentiva jovens a praticar esportes

Programa de Cessação do Tabagismo está sendo levado para servidores públicos no interior do Estado

O Dia Mundial Sem Tabaco, que marca também o primeiro ano do Programa de Cessação do Tabagismo voltado para o servidor público estadual, foi comemorado nesta quinta-feira (31) na Cidade Administrativa, com a participação de jovens da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), grupos de música e dança, além de grafiteiros com desenhos mostrando os males do cigarro e a exibição de uma dupla de skatistas.

O incentivo à prática de esportes, como uma das formas de preservar a saúde e ficar longe dos vícios, foi ressaltado pela secretária de Planejamento e Gestão, (Seplag), Renata Vilhena. “Meu único vício é ter saúde”, enfatizou a secretária.

Também o secretário adjunto de Esportes e Juventude e medalhista pan-americano, Rogério Romero, reforçou que a prática de esportes é um aliado no momento de dizer não ao cigarro. Romero destacou ainda que por meio do esporte, “o jovem aprende a trabalhar em equipe e a entender que em toda competição  há vitórias e derrotas”.

O evento foi promovido pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, da Seplag, e contou com a participação das secretarias de Estado da Saúde (SES), de Esportes e da Juventude (SEEJ), Subsecretaria de Políticas AntidrogasCorpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Polícia Militar de Minas Gerais.

As apresentações do grupo de percussão Juventude e Polícia, da Polícia Militar de Minas Gerais; do Grupo de Dança de Rua, da Central Única de Favelas (Cufa), e as manobras dos skatistas Caio Cezar Alves Nunes e Thiago Nobre Oliver Gonçalves atraíram a atenção dos servidores. O evento contou ainda com uma grafitagem feita por quatro jovens da Cufa.

O programa

Implantado pelo Governo de Minas em 2011, por meio da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, o Programa de Cessação do Tabagismo estende-se também aos servidores do interior do Estado. Em junho será levado a Divinópolis e em setembro a Sete Lagoas. Em março deste ano foi oferecido aos servidores de Uberlândia.

Na Cidade Administrativa, a segunda edição do programa já iniciou os trabalhos em 24 de maio, com 34 participantes. Com a expansão, o programa deve atingir cerca de 200 servidores em 2012.

Para a coordenadora do programa, cardiologista Alba Machado de Sá, também médica-perita da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, ele trará diversos benefícios aos servidores e ao próprio Estado, tanto do ponto de vista da saúde como também do econômico.

Desde seu lançamento em maio do ano passado, na Cidade Administrativa, o programa do Governo de Minas atendeu 168 servidores estaduais inscritos para participar do tratamento, que inclui acompanhamento médico e psicológico. Os servidores que concluem o programa são acompanhados por até um ano após o início do tratamento. Por meio de parcerias firmadas com as secretarias de Estado de Defesa Social, Saúde e Fazenda foi possível fornecer medicação que auxilia no processo de cessação do tabagismo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo ativo é a principal causa de morte evitável no mundo e o tabagismo passivo é a terceira. Conforme estudo da Fundação Osvaldo Cruz o cigarro é responsável por um prejuízo anual de R$ 338 milhões ao sistema público de saúde.