Governador

16h20min - 08 de Maio de 2012 Atualizado em 17h53min - 29 de Junho de 2013

Dinis Pinheiro participa da abertura do 29º Congresso da AMM

Governador em exercício defende renegociação das dívidas de estados e municípios com a União, além de mais recursos federais para a área da saúde

O governador em exercício, Dinis Pinheiro, participou, nesta terça-feira (08), no Expominas, em Belo Horizonte, da abertura do 29º Congresso Mineiro de Municípios, considerado um dos maiores eventos de gestão pública do país. A expectativa dos organizadores é de que, até quinta-feira (10), cerca de 10 mil pessoas, entre eles prefeitos e lideranças dos 853 municípios mineiros, participem do encontro, cujo tema central é a “Gestão Municipal e Eleições: Cenários, Perspectivas e Estratégias”.

Em seu pronunciamento, Dinis Pinheiro voltou a defender a renegociação das dívidas dos estados e municípios com a União, que somam R$ 430 bilhões. Apenas Minas Gerais paga, por ano, cerca de R$ 4 bilhões de juros da dívida ao governo federal, recursos que, segundo o governador em exercício, poderiam ser aplicados em obras e programas sociais para melhoraria da vida dos mineiros.

“No momento em que o próprio governo federal exige de bancos a redução dos juros em suas operações financeiras, esse mesmo governo central continua impondo às dívidas dos estados e municípios uma taxa de juros que alcança índices delirantes, raiando à agiotagem. Vamos juntos com fé erguer a bandeira que clama por um tratamento justo e paritário do endividamento dos estados e municípios”, disse o governador em exercício.

Pinheiro falou da urgência em se restaurar a federação, “devolvendo aos estados e municípios a autonomia de governar e de administrar”. Ele também defendeu que a União invista mais em saúde, lembrando que a sociedade civil, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, vai percorrer os municípios mineiros em busca de assinaturas para a apresentação ao Congresso Nacional de um projeto de iniciativa popular.

Pela proposta, a União passaria a ser obrigada a destinar 10% da receita bruta na saúde. “Cento e cinquenta países do mundo investem mais em saúde que o Brasil e nossas aplicações no setor estão 40% abaixo da média internacional”, completou Dinis Pinheiro.

Durante a cerimônia, ele recebeu troféu em nome do Governo de Minas, por ser um dos apoiadores do congresso. CemigCopasa eBDMG também foram homenageados pela AMM. Já a Imprensa Oficial, representada pelo diretor-geral Eugênio Ferraz, recebeu a Medalha do Mérito Municipalista “Celso Melo de Azevedo”, pela comemoração dos 120 anos do órgão.

Recebido pelo prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, presidente da Associação Mineiro dos Municípios (AMM), entidade que organiza o evento, o governador em exercício fez uma visita a vários expositores.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado Antonio Jorge (Saúde), Renata Vilhena (Planejamento e Gestão), Agostinho Patrus (Turismo), Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas), Elmiro Nascimento (Agricultura), o presidente da Copasa, Ricardo Simões, o presidente da Cohab, Otacílio Machado Júnior, o vice-presidente do BDMG, José Santana, entre outras autoridades.