Minas por Região
Educação

12h29min - 09 de Outubro de 2012 Atualizado em 12h04min - 01 de Julho de 2013

Educação em tempo integral vai além das salas de aula

Escola do município de Presidente Olegário promove atividades diversas que beneficiam o aprendizado dos alunos

Na Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra, no município de Presidente Olegário, no Noroeste de Minas, as atividades não se restringem às salas de aula. Além de participarem de aulas de vôlei, futebol e karatê, os 40 alunos do projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação, fazem passeios pela cidade e todas as semanas desenvolvem atividades em um clube.

“Os alunos adoram sair da escola, por esse motivo parece que o empenho deles é maior e aprendem mais. Além disso, quando saímos podemos desenvolver diferentes atividades e os alunos gostam muito”, ressalta a professora do projeto, Maria Helenice Mendes.

Por meio de uma parceria com um clube, uma vez por semana os estudantes passam parte do dia no espaço e desenvolvem, por exemplo, atividades esportivas. Já em um espaço próximo a lagoa do município, os alunos brincam de ‘caça ao tesouro’.

“Desenvolvemos várias atividades. Uma vez, escolhemos objetos e escondemos próximo à lagoa. Os alunos não sabiam quais objetos eram e onde eles estavam. Íamos dando pistas até eles encontrarem. Quem achasse primeiro ganhava um brinde”, destaca Maria Helenice Mendes.

Quanto mais aprendizado melhor

Durante o contraturno das aulas, período em que funciona o projeto Educação em Tempo Integral, os alunos também têm um momento reservado para o estudo. “Eu gosto muito de todas as atividades da escola, mas a minha preferida é a hora de estudar. Aprendo muita coisa. Esses dias tirei total na prova de Matemática e na de História. Também tive a melhor nota da sala em ciências”, conta Acir de Deus Alves Soares. Já em relação às atividades esportivas, o aluno do 6º ano do ensino fundamental destaca sua preferência pelo vôlei. “Também gosto do vôlei, porque posso jogar com os meninos grandes e mesmo eu sendo baixo eles dizem que eu jogo bem”, conclui Acir.

Educação em Tempo Integral

O projeto busca elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, além de promover o atendimento de estudantes com dificuldade de aprendizagem. Todo o trabalho de atendimento ao aluno é feito com base em atividades culturais e esportivas, com a extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato