19h00min - 21 de Agosto de 2009 Atualizado em 15h29min - 30 de Junho de 2013

Educação inaugura prédio restaurado da SRE de Ouro Preto

BELO HORIZONTE (21/08/09) - Foi inaugurada nesta sexta-feira (21) a obra de reforma e restauração do prédio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ouro Preto, na região Central do Estado. Foram gastos R$ 607.700,41 nas obras, que preservaram todas as características do prédio que compõe o conjunto arquitetônico tombado pela Unesco – Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

O evento foi marcado pela participação de alunos de oito anos de idade das escolas estaduais da SRE, que leram mensagens. A secretária de Estado de Educação,Vanessa Guimarães Pinto, agradeceu as homenagens das crianças e reforçou a ideia de que os alunos são a razão das políticas públicas do Estado na área da educação. Ela disse ainda que “ver as crianças lendo aos oito anos fala mais do que nossas intenções e palavras”.

Presente na solenidade, o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, destacou o caráter transformador e inovador da educação no Estado, implantado pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação. A superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto, Iracema Ana D’arc Pedrosa Mapa, agradeceu pela reforma e restauração da sede da SRE e também as reformas realizadas na rede física das escolas da região.

A SRE de Ouro Preto abrange 193 escolas, sendo 29 estaduais, 126 municipais, uma federal e 37 da rede privada, totalizando 52.064 alunos. Cinco municípios fazem parte da SRE. São eles: Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Na SRE de Ouro Preto trabalham 57 servidores nas atividades de supervisão técnica, orientação normativa e na integração entre escolas e municípios.

A Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto foi criada em 1968 e funcionava no prédio da Sociedade Operária São José. A sede da SRE funcionou em vários endereços até 3 de julho de 1978, quando ganhou sua sede própria na rua Conde de Bobadela (rua Direita), onde funciona até hoje.

Investimentos

Foram investidos R$ 6,7 milhões em reforma e/ou ampliação de 21 prédios escolares estaduais da SRE, beneficiando cerca de 20 mil alunos. Em Ouro Preto, foram gastos R$ 3,7 milhões com obras em 10 escolas, que englobam oito mil alunos. Foi destinado R$ 1,3 milhão para o transporte escolar dos alunos da região, que vivem na zona rural, sendo R$ 463 mil para o município de Ouro Preto.

O Programa de Educação Profissional investiu R$ 4,8 milhões na superintendência, beneficiando 997 alunos. O projeto Escola de Tempo Integral foi implantado em 17 instituições de ensino da rede estadual na região de Ouro Preto em 2007/2008, beneficiando 1.290 alunos, com investimentos de cerca de R$ 256 mil em 2008 e quase R$ 234 mil até agosto de 2009. O objetivo do Escola de Tempo Integral é elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem, visando a ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, com extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar.

Já o Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa é desenvolvido em três escolas estaduais, sendo duas em Ouro Preto e uma em Itabirito. Nas duas escolas de Ouro Preto são atendidos 2.590 alunos. O investimento foi de R$ 728 mil. O Escola Viva é voltado para o fortalecimento de escolas em áreas urbanas, com população de vulnerabilidade social e sujeitas a índices expressivos de violência. A iniciativa procura proporcionar a tranquilidade e as condições básicas de educabilidade no ambiente escolar para que o processo de ensino e de aprendizagem aconteça. O desafio deste projeto consiste em repensar a escola, tornando-a mais aberta à participação da comunidade e mais inclusiva.