16h45min - 23 de Outubro de 2007 Atualizado em 21h51min - 06 de Junho de 2013

Educação lança o Sistema Mineiro de Administração Escolar

Um banco de dados com todas as informações sobre o sistema educacional mineiro que facilitará a elaboração de projetos e políticas públicas para elevar a qualidade da educação em Minas Gerais. Esta é a principal função do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).

BELO HORIZONTE (23/10/07) - Um banco de dados com todas as informações sobre o sistema educacional mineiro que facilitará a elaboração de projetos e políticas públicas para elevar a qualidade da educação em Minas Gerais. Esta é a principal função do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), apresentado nesta terça-feira (23) em Belo Horizonte, durante seminário que reuniu 140 superintendentes regionais de ensino e técnicos da Educação. A expectativa é de que, em novembro, as 1.948 escolas da primeira etapa de implantação já tenham acesso ao novo sistema.

O novo sistema vai beneficiar a todos. Desde o aluno que terá acesso à sua nota ou vida escolar, por exemplo, até servidores que poderão acompanhar seus processos e, sobretudo, os gestores que terão informações precisas para tomarem decisões corretas e planejarem suas ações. Todas as tarefas poderão ser informatizadas, como os diários de classe.

De acordo com o secretário adjunto de Estado de Educação, João Antônio Filocre, é indispensável a implantação rápida do Simade nas escolas. “Esta é uma ferramenta fundamental para todos os gestores com informações precisas, corretas e atualizadas. Haverá um cadastro único de alunos e servidores. Isso facilitará o trabalho e a administração das escolas e Superintendências Regionais de Ensino”, explicou.

Para a implantação do Simade, foi desenvolvido um portal na Internet. Nele, haverá um local único de acesso às informações necessárias para a gestão das escolas. Um link de acesso ao portal será disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação. Assim, os processos de gestão serão otimizados e ficará garantida a fidedignidade e qualidade das informações coletadas pelo sistema de gestão escolar.

Além de ser uma ferramenta de gestão para as escolas, o Simade é um coletor de informações. Após o cadastro e inserção dos dados, as escolas já poderão operar o sistema. Nessa etapa, os servidores contarão com acompanhamento e suporte.

A implantação do Sistema será concluída nas demais 1.972 escolas estaduais de Minas Gerais em uma segunda fase. O Simade foi desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.