14h05min - 02 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 11h23min

Educação tem agenda permanente para construção coletiva das políticas de ensino

Encontros da Secretaria de Estado de Educação revelam um novo procedimento instaurado no governo estadual, com foco na maior participação popular e atuação conjunta na categoria

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), dando sequência ao propósito de estabelecer o diálogo permanente no segmento educacional, concluiu outros três encontros nos primeiros 30 dias de gestão. O objetivo é a manutenção de uma agenda contínua, com mais espaço para a categoria e maior a participação popular nos processos que permeiam as políticas públicas da rede estadual de ensino.

O primeiro deles foi o encontro com 15 secretários municipais de Educação, representantes de vice-presidências da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime). O ponto central da reunião, segundo a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, foi a possibilidade de planejar o atendimento educacional de forma integrada. Para tanto, serão criados grupos de trabalho para abarcar as diversas atuações, além de promover a melhoria da educação pública.

“Considerando que tanto os municípios quanto o Estado estão desenvolvendo seus planos decenais de educação, é muito importante que a gente possa trabalhar em um planejamento conjunto, no sentido de que tanto as redes municipais quanto a rede estadual possam ter uma perspectiva do atendimento à população no curto, médio e em uma visão de longo prazo”, enfatizou a secretária.

Diversidade

Outra agenda abriu caminho para o debate sobre a educação no campo. Estiveram presentes educadores e integrantes de organizações, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação em Minas Gerais (Sind-UTE) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG).

“É um momento histórico para todos os movimentos. Entramos aqui sentindo essa Secretaria como dos trabalhadores do campo”, afirmou Maria Isabel Antunes Rocha, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (EduCampo), da Faculdade de Educação da UFMG, que participou da reunião.

Fechando os encontros de janeiro, a Secretaria de Estado de Educação também abriu espaço para o diálogo com representantes do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Minas Gerais. A agenda destacou a importância da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, conforme estabelecido pela Lei 10.639 de 2003.

“O movimento negro apresenta uma agenda muito pertinente. Não é só uma reivindicação da garantia do direito que já está estabelecido pela lei. Precisamos construir políticas educacionais que levem em consideração a perspectiva da diversidade e da inclusão”, ressaltou Macaé Evaristo.

Outros encontros

No primeiro mês de atuação, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) já havia promovido encontros também com representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), ouviu demandas dos povos indígenas, além de ter criado um Grupo de Trabalho para discutir a valorização dos servidores da Educação.

As estratégias iniciadas marcam um novo procedimento do Governo do Estado em relação aos profissionais da Educação. A construção coletiva das políticas públicas para o ensino em Minas Gerais, inclusive, tem sido apontada pela secretária Macaé Evaristo como o caminho para a qualidade do ensino.