16h35min - 20 de Agosto de 2013 Atualizado em 16h37min

Educadoras da rede estadual representarão Minas em iniciativa da Câmara dos Deputados

Jackeline Oliveira e Letícia Pinel vão participar do programa Missão Pedagógica no Parlamento, que levará 54 professores brasileiros para uma capacitação em Brasília

Jackeline Daiane Dias Oliveira, professora de Sociologia da Escola Estadual Miguel José da Cunha, no município de Porteirinha, e Letícia Maria Pinel, professora de Geografia, do Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professor Celso Simões Caldeira, em Caratinga, participarão de uma jornada com foco na democracia. Elas foram escolhidas para representar o Estado na terceira edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento.

Entre os dias 26 e 30 de agosto, as educadoras participarão de uma capacitação em Brasília, tendo a oportunidade de conhecer de perto a Câmara dos Deputados e obter aprofundamento sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania e Poder Legislativo com seus alunos. Após a capacitação presencial, as educadoras participarão de um modulo a distância para elaborarem projetos de aplicação. Ao todo, foram selecionados 54 professores brasileiros para participar da capacitação.

Para Jackeline Daiane Dias Oliveira, a participação no curso trará reflexos positivos para sua formação como docente. “Foi a primeira vez que me inscrevi para o curso e estou muito ansiosa. Eu já trabalho em sala de aula  a temática que será discutida na capacitação e acredito que ela só vem para acrescentar e contribuir para a minha formação”, conta.

Já Letícia Maria Pinel ressalta a importância do diretor de escola divulgar o Programa Missão Pedagógica no Parlamento. “Fiquei sabendo do programa por meio do diretor da minha escola e acho importante que sempre que tiver a seleção isso seja divulgado”, afirma. A educadora destaca ainda a expectativa para o encontro presencial. “A ansiedade é enorme. Em Brasília vamos trocar experiências ao vivo. Minha expectativa é aprender bastante”, conclui.

As educadoras foram selecionadas após participarem de um curso à distância. Para participar do curso foram selecionados oito educadores de cada estado. Os dois professores com melhor desempenho de cada estado foram selecionados para a capacitação presencial que será realizada em Brasília.

Missão Pedagógica no Parlamento

O programa é destinado a educadores que atuam no ensino fundamental e médio em escolas da rede pública de todo o país. No curso, serão trabalhados conceitos e práticas pedagógicas que visam à formação cidadã do estudante para que possa atuar de maneira participativa no mundo democrático. O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma iniciativa da Câmara dos Deputados.