12h03min - 11 de Março de 2014 Atualizado em 12h05min

Educadoras de Ribeirão das Neves participam do projeto Mostra dos Saberes

Escola Estadual José Joaquim Lages realizou uma ação para que alunas e professores possam trabalhar a educação também no ambiente doméstico

A educação começa dentro da própria casa. É com essa ideia que a Escola Estadual José Joaquim Lages, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desenvolveu o "Projeto Interdisciplinar Mostra dos Saberes". A inciativa foi realizada por alunas e professores do curso Normal, também conhecido como Magistério, que forma educadoras para atuarem em creches e pré-escolas diretamente com crianças de zero a cinco anos.

“O projeto mostra que as famílias podem trabalhar esses estímulos nas crianças sem a necessidade de intervenção da escola como mediadora. Na hora do banho, por exemplo, os pais podem explicar para as crianças a importância da higiene pessoal e as doenças causadas por bactérias”, explica Lílian Santos Faria, uma das professoras envolvidas no projeto que foi realizado de forma interdisciplinar, envolvendo os conteúdos ofertados na formação das educadoras infantis.

A partir da identificação dos estímulos educacionais que poderiam ser feitos de forma lúdica em cada ambiente da casa, os envolvidos na Mostra fizeram a simulação de uma casa na quadra da escola, com direito aos diversos ambientes que um lar possui. Os visitantes que passaram pelo local puderam conhecer o trabalho desenvolvido a partir da criatividade das futuras educadoras. “É uma forma de propor para toda a comunidade a parceria no que diz respeito ao saber, principalmente nesse nível de escolaridade que é a educação infantil, em que a presença das famílias é muito importante”, avaliou a diretora da escola, Jocélia Moreira da Costa Tavares.

Para a aluna do curso, Cristina Flávia da Silva Sena Malaquias, os projetos a serem desenvolvidos com crianças da educação infantil devem ter a criatividade como uma busca constante. “Eu acredito que um bom professor que lida com crianças tem que fazer a diferença, ser criativo, paciente inovador, acompanhar as tecnologias e ensinar essas crianças a tirarem um bom proveito disso”, avalia Cristina Flávia que é uma das 50 alunas que concluem o Curso Normal pela escola no primeiro semestre de 2014.

Prestes a ter o seu diploma de educadora infantil, a aluna do curso Normal, Gislaine Cristina Vasconcelos Moreira, desenvolve com um dos filhos, Diego Vasconcelos, de cinco anos, os ensinamentos adquiridos durante as aulas. “Para fazer a Mostra, nós pesquisamos em grupo e com isso aprendemos muito. Meu grupo ficou responsável pela montagem do quarto infantil. Nós mostramos como é possível utilizar esse espaço para a contação de histórias. Isso nós já fazemos com o Diego aqui em casa”, comenta.

Pedagogia infantil

Durante o curso Normal, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação, o educador possui uma formação a partir de eixos, tópicos e conteúdos que contemplam temas como: história da infância e da educação infantil; políticas públicas e legislação; crescimento e desenvolvimento da criança pequena; instituição da educação infantil e cotidiano; identidade profissional; e concepção do processo de alfabetização.

Todas essas temáticas contribuem para que o professor possa embasar o seu trabalho pedagógico com as crianças. A abertura de turmas de curso Normal é feita a partir da demanda do município que é apresentada à Superintendência Regional de Ensino da qual faz parte. Esta demanda é avaliada pela regional e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), para, então, ser incluída no plano de atendimento da Superintendência para a oferta de turmas.

Nos casos dos municípios que já contam com escolas estaduais que ofertam o curso Normal e, ainda sim identificou demanda por novas turmas, a própria escola ofertante deve apresentar essa demanda para a regional que faça a inclusão do pedido em seu plano de atendimento.