Minas por Região
Educação

18h35min - 04 de Julho de 2007 Atualizado em 23h04min - 18 de Junho de 2013

Educadores discutem plano para melhorar desempenho dos alunos

BELO HORIZONTE (04/07/07) – Em todas as escolas da rede estadual de ensino, professores, diretores e especialistas se reuniram, nesta quarta-feira (4), para analisar as avaliações realizadas e elaborar o Plano de Intervenção Pedagógica, que tem por base os resultados do desempenho dos alunos.

“Hoje, todas as escolas estaduais estão analisando e refletindo sobre os resultados das avaliações, que não são feitas apenas para informar à população como anda o sistema público de ensino, mas para serem usadas pelos professores na definição de estratégias para melhorar o desempenho dos alunos”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, que visitou pela manhã a Escola Estadual Leopoldo de Miranda, no bairro Cidade Jardim, na capital, e participou de reunião com os educadores da escola.

A secretária refletiu junto com a equipe sobre a diferença que a escola pode fazer na vida do aluno a partir do processo de aprendizagem. “Se a escola recebe um menino fraco em domínios de conteúdo e o transforma em um aluno de bom desempenho, temos aí a diferença. Se recebe um aluno que já tenha bom desempenho, a meta é que ele atinja o ótimo desempenho. Do contrário, não há transformação”, exemplificou.

Minas Gerais está implantando nova prática pedagógica, com base nos resultados das avaliações. Os educadores estão trabalhando a partir dos resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) e do Programa de Avaliação do Ciclo Básico de Alfabetização (Proalfa), que integram o Sistema Mineiro de Avaliação (Simave). As escolas conhecem exatamente seu resultado, já que todos os alunos foram avaliados. Os resultados das avaliações estaduais estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br )

A diretora da Escola Estadual Leopoldo de Miranda, Rosa Maria da Silva Reis, acha que foi proveitoso esse recesso para planejamento. “A gente tem esse momento para pensar, refletir e melhorar o que está ruim. A nossa escola tem um bom resultado em nível de Estado, mas precisamos melhorar cada vez mais.”

No sábado (7), os pais e responsáveis devem ir às escolas para conhecer e discutir o plano pedagógico elaborado. Todas as 3.920 escolas estaduais vão participar. Para a secretária de Educação, Vanessa Guimarães, a participação dos pais é fundamental. Ela considera que a reunião do próximo sábado será ótima oportunidade de conversar com a família sobre o papel da escola e dos pais no desempenho escolar dos alunos. “Na medida em que os pais interagem com a escola, os problemas escolares dos filhos ficam mais claros e mais fáceis de serem resolvidos”, disse.

Foco na aprendizagem

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) definiu metas para elevar o desempenho dos alunos em curto prazo. A primeira é garantir que toda criança esteja lendo e escrevendo até os oito anos de idade, condição essencial para que os demais objetivos sejam alcançados. As outras prioridades da política educacional de Minas Gerais são a elevação dos índices de aprendizagem em todos os níveis de ensino, com resultados cada vez melhores nas avaliações estaduais e federais, e a redução das diferenças regionais.

Para encarar esses desafios, vários programas, projetos e ações são desenvolvidos pela secretaria. Na fase de preparação da nova prática de apropriação dos resultados das avaliações pelas escolas, a Secretaria de Educação realizou o III Congresso Estadual de Alfabetização, no mês de maio, em Belo Horizonte, que reuniu quase três mil professores e especialistas das escolas estaduais e representantes de prefeituras municipais que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental.

Durante três dias, foram apresentados e discutidos os resultados das avaliações, como âncora do processo de planejamento focado no desempenho dos alunos.

Em junho, foram realizados 35 encontros regionais para difundir as informações e conclusões do Congresso de Alfabetização e preparar as escolas para as atividades do dia 4 de julho. Participaram mais de 12 mil diretores, especialistas de escolas, secretários municipais de Educação, representantes de instituições de ensino superior e técnicos da Secretaria de Estado de Educação.

Avaliações

Em Minas Gerais, cerca de 90% das crianças e jovens (4,6 milhões de alunos) do Estado estão matriculados nas escolas da rede pública municipal e estadual, que tem posição consolidada entre os demais estados do Brasil nas avaliações nacionais.

Os resultados quase sempre colocam Minas entre os três primeiros colocados, com destaque para a 4ª série do ensino fundamental que, no ranking brasileiro, está sempre em primeiro ou segundo lugar. O desempenho dos alunos nessa série é crescente e pode ser constatado em todas as avaliações nacionais e estaduais, constituindo o reflexo das políticas públicas do governo estadual para a educação nas séries iniciais, como a implantação do ensino fundamental de nove anos em 100% da rede pública estadual e municipal de ensino.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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