14h37min - 09 de Agosto de 2012 Atualizado em 15h35min - 28 de Junho de 2013

Educadores do Geração Esporte aprimoram conhecimento durante qualificação

Programa Minas Olímpica Geração Esporte capacita profissionais que atuam nos espaços esportivos dos 96 núcleos do programa

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) promove até sexta-feira (10/08) a Segunda Qualificação Técnica do programa Minas Olímpica Geração Esporte, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O encontro tem o objetivo de capacitar os educadores que desenvolvem atividades nos espaços esportivos do programa, por meio de oficinas práticas e teóricas de esporte e psicologia para aperfeiçoar as atividades diárias dos 96 núcleos.

O Geração Esporte está em 95 cidades e atende 9.600 crianças e adolescentes com idade entre 07 e 13 anos, em situação de vulnerabilidade social. As aulas acontecem no contra-turno escolar e promovem a iniciação esportiva em diferentes modalidades.

O curso faz parte da segunda etapa de um trabalho continuado, divido em três fases. A primeira, chamada de “Qualificação Básica”, foi realizada no início do ano e teve caráter introdutório. O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, explica que uma vídeoconferência encerra o ciclo de qualificação anual dos profissionais envolvidos no Geração Esporte e tem a proposta de aumentar a eficácia na comunicação entre coordenadores e SEEJ.

Busca-se também otimizar a participação dos coordenadores para promover a troca de experiências e reduzir custos e prefeituras para a participação nas reuniões. “Nesse processo contamos com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), que disponibiliza os espaços dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVts), espalhados no Estado, para que os educadores assistam à capacitação à distância. Essa parceria confirma o trabalho exitoso do Estado em atuar intersetorialmente. Estamos em rede para otimizar nossas ações e para melhorar a vida dos mineiros”, destacou o secretário.

A qualificação conta com nove professores, doutores e mestres, da área de educação física e psicologia contratados pela SEEJ. Os monitores e coordenadores têm aulas teóricas e práticas sobre esportes coletivos e individuais, jogos, brincadeiras e projetos pedagógicos, que subsidiarão na execução do programa. Os profissionais também estão sendo informados sobre avaliação motora e desenvolvimento de habilidades. Ao todo, 300 coordenadores, com formação em educação física, e monitores, graduandos na área, participam da qualificação.

Para a coordenadora do município de Poço Fundo, Karina Assi, é importante o aperfeiçoamento e a troca de experiências. “Sou pós-graduada na área, mas busco sempre aprender para renovar meus conhecimentos. Este momento é muito importante para buscar soluções práticas para nosso dia-a-dia com os educandos”, disse a coordenadora.

Programa Minas Olímpica Geração Esporte tem caráter inclusivo

Desenvolvido pela SEEJ, o Minas Olímpica Geração Esporte redirecionou as ações para se tornar um programa de iniciação esportiva focado no desenvolvimento das habilidades motoras, sem perder o caráter de inclusão social. A última edição do programa, conhecido então como Minas Olímpica Nova Geração, teve início em junho de 2009 e se encerrou em 31 de março de 2011. Promove o esporte nas suas diferentes dimensões, através das várias modalidades, para que a criança ou adolescente desenvolva sua trajetória esportiva, incorporando em sua formação integral os valores do esporte, favorecendo que se tornem jovens protagonistas nas suas comunidades. O foco da ação consiste no desenvolvimento esportivo, seguindo conhecimentos técnicos e científicos, tornando o Estado de Minas uma referência nacional na formação de jovens esportistas cidadãos.

O Superintendente de Esporte Educacional, Adenilson Idalino de Sousa, destacou que o foco do Geração Esporte é o desenvolvimento da habilidade motora e a democratização ao acesso de diversas modalidades esportivas. “Eles também aprendem a ter mais disciplina e valores que poderão levar pra toda a vida”, disse o superintendente.

O programa é desenvolvido por meio de convênio bianual firmado pela SEEJ com prefeituras ou instituições de ensino superior, que executam as atividades. O investimento em 2012 foi da ordem de R$ 2,5 milhões.