19h17min - 28 de Março de 2011 Atualizado em 21h00min - 26 de Junho de 2013

Eliane Parreiras é escolhida vice-presidente da região Sudeste do Fórum Nacional

BELO HORIZONTE (28/03/11) - Acompanhados pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, os participantes do 25º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura conheceram Ouro Preto nesse sábado (26), e discutiram o papel das Organizações Sociais (OS) e das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). No primeiro dia do encontro, realizado em Belo Horizonte, Eliane Parreiras foi eleita vice-presidente do Fórum pela região Sudeste, entidade presidida por Eloisa Galdino, secretária de Estado de Cultura de Sergipe.

Durante a reunião realizada na Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop), houve a apresentação dos projetos do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, feita pela secretária de Cultura do Ceará, Maninha Morais, que explicou como é a participação das OS no setor cultural de seu Estado. Em seguida, falaram os representantes do Pará, Paulo Roberto Chaves, e de São Paulo, Carla Almeida.

A secretária de Cultura de Minas, Eliane Parreiras, falou sobre o modelo adotado no Estado, de trabalho conjunto entre o Governo de Minas e as Oscips. “É um processo que ainda está avançando e é complexo”, destacou. Eliane também propôs a criação de um grupo de trabalho para estudar as questões mais técnicas relativas ao tema. Os participantes do Fórum aprovaram a ideia e o grupo deverá ser constituído em breve.

Em seguida, os participantes seguiram para a Casa da Ópera de Ouro Preto, onde foram recepcionados pelo prefeito Ângelo Osvaldo. Eles também conheceram o Museu do Oratório e o Museu Casa Guignard.