Segurança / Defesa Social

11h08min - 26 de Setembro de 2013 Atualizado em 11h13min

Em ação de ressocialização, detenta do Sul de Minas é eleita Miss Primavera

Iniciativa da Secretaria de Defesa Social tem foco no resgate da autoestima das mulheres que estão sob a tutela do Estado no Presídio de Passos

A cidade de Passos, no Sul do Estado, foi cenário de um concurso de beleza integrado por 15 mulheres que cumprem pena ou aguardam julgamento no Presídio de Passos: o Miss Primavera. A vencedora, Miriam Alves Terra, 23 anos, desenhou e confeccionou o próprio modelo usado no desfile de miss e ainda ensina o ofício para colegas do presídio. “Tive experiência, antes de ingressar no sistema prisional, como auxiliar de costura, o que me ajudou bastante, mas aprendi mesmo em um curso no presídio”, explica a vencedora.

As detentas desfilaram no Clube da Polícia Civil, que funciona ao lado do presídio. No júri, estavam empresárias de moda, juízes de direito, estudantes de serviço social, um farmacêutico, um radialista, entre outros profissionais da cidade do Sul de Minas. Cerca de 50 convidados estiveram presentes no local e puderam ver os modelos criados pelas presas, além das peças e acessórios doados por empresárias da região. O cabelo e a maquiagem das candidatas a Miss Primavera também foram feitos e criados pelas próprias concorrentes. As primeiras colocadas receberam como prêmios kits de produtos de beleza.

O evento é muito mais do que um simples concurso de miss, revelador de belezas e de reconquistas de autoestimas. Ele representa um pouco do trabalho de ressocialização da unidade e o congraçamento de dois projetos da unidade prisional: o Clube da Luluzinha e o Mulheres de Talentos.

O Clube da Luluzinha é atividade realizada todas as sextas-feiras dentro da unidade prisional com o objetivo de promover a autoestima, por meio de uma oficina de beleza em que as detentas se transformam em clientes de um “salão” e, ao mesmo tempo, são cabeleireiras, manicures e maquiadoras.

Já o Mulheres de Talentos é um projeto novo do Presídio de Passos, iniciado em abril deste ano, e que tem como objetivo capacitar as presas para trabalhar na indústria de roupas, uma vez que o município é um dos polos de confecção de moda de Minas Gerais. Os tecidos, linhas e outros materiais usados na confecção das peças são doados por empresários do ramo e as presas receberam capacitação para o trabalho.

Oportunidade

A diretora de atendimento do Presídio de Passos, Náglia Medeiros Couto, considera o desfile uma oportunidade das presas mostrarem seus talentos e se redescobrirem como mulher. “O mais importante de tudo é elas acreditarem e visualizarem a possibilidade de uma colocação no mercado de trabalho,” enfatiza a diretora.

A primeira colocada do concurso Miss Primavera, Miriam Alves, não apenas aposta que vai conseguir trabalhar na produção de roupas, mas tem o apoio de seus parentes. “Minha família já está comprando uma máquina de costura para mim. Fiquei muito orgulhosa e feliz com o primeiro lugar, principalmente pelo modelo ter sido criado pelas minhas mãos”, disse. Ela criou um macacão de malha branca, estampado de preto, de apenas um ombro. Usava também um maxi colar, sandálias de salto, brincos e os cabelos penteados para um dos lados.

Sistema Prisional

A Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI) da Secretaria de Estado de Defesa Social administra 138 unidades prisionais, entre presídios, penitenciárias, casas de albergado, Centro de Referência da Gestante e hospitais. Entre 2003 e 2013, as vagas nos presídios saltaram de 5 mil para 29,5 mil, um aumento de mais de 400%.

Há no Estado, atualmente, cerca de 12 mil presos trabalhando e 300 parceiros públicos e privados que oferecem oportunidades de trabalho aos detentos.  Aproximadamente seis mil detentos também estudam nas 67 escolas em funcionamento dentro de unidades prisionais.

A Suapi está com a previsão da entrega, nos próximos dois anos, de cerca de 14,5 mil novas vagas em unidades prisionais. Todas serão oriundas da construção e ampliação de unidades prisionais e do uso de tornozeleiras eletrônicas.