17h09min - 09 de Abril de 2013 Atualizado em 10h51min - 01 de Julho de 2013

Em dois anos, cresce 100% o número de projetos de pesquisa na Unimontes

Instituição conta com 45 grupos e 160 linhas de pesquisa, a maior parte delas vinculada à pós-graduação Stricto sensu

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conseguiu expressivo avanço na investigação científica e inovação tecnológica nos últimos anos. A instituição alcançou o total de 500 projetos de pesquisa em andamento, um crescimento de 100% em relação aos 250 projetos que eram desenvolvidos em 2010. A Unimontes conta com 45 grupos e 160 linhas de pesquisa, a maior parte delas vinculada à pós-graduação Stricto sensu (mestrados e doutorado institucionais).

“Por meio do crescimento da pesquisa científica, a Unimontes demonstra, verdadeiramente, a contribuição institucional com o desenvolvimento regional, pois a produção do conhecimento representa um dos principais benefícios à população proporcionados pela universidade”, afirma o reitor João dos Reis Canela. Ele destaca que os avanços resultam dos investimentos no setor de investigação científica. “São implementados projetos de pesquisa de interesse regional, voltados para a busca de soluções para os problemas e a melhoria da qualidade de vida”, destaca.

Durante o ano de 2012, foram aplicados R$ 6,7 milhões em projetos de investigação científica e tecnológica e outros R$ 4,1 milhões na pós-graduação, com um total de investimentos de R$ 10,8 milhões nos dois setores. Os valores são reforçados graças ao apoio de órgãos de fomento à pesquisa, especialmente a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Incentivos

Além disso, a Unimontes incentiva a investigação científica e tecnológica por parte dos acadêmicos dos diversos cursos de graduação, por intermédio das bolsas de iniciação científica. Em 2012, a universidade totalizou 400 bolsas de iniciação científica, concedidas com recursos próprios e com o apoio dos órgãos e fomento.

O pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, destaca que os números dos projetos de investigação científica em andamento revelam a consolidação da pesquisa na universidade. Ele ressalta que o avanço da pesquisa também resulta da implementação dos programas de mestrados e doutorado. “É cada vez maior o número de professores envolvidos em projetos de pesquisa. Além do crescimento expressivo da quantidade de projetos, houve também uma melhoria substancial da qualidade das pesquisas desenvolvidas”, observa.

Os projetos de pesquisa

O professor Vicente Ribeiro Rocha Junior ressalta que a Unimontes institui projetos com potencial para a inovação tecnológica. Desta forma, são criadas possibilidades de novas parcerias com empresas e outras instituições para o desenvolvimento de novos estudos e projetos.

Segundo o pró-reitor, projetos estão sendo desenvolvidos em áreas como saúde coletiva, ciências da saúde, ciências biológicas, produção vegetal e produção animal.

Entre outras ações, o professor Vicente Ribeiro Júnior lembra que a Unimontes iniciou o estudo “Desenvolvimento de novos tratamentos farmacológicos para a obesidade, diabetes e síndrome metabólica’. Um dos objetivos da pesquisa é extrair, testar e produzir novos fármacos para o tratamento de doenças metabólicas, a partir de plantas do cerrado e da caatinga.

Outra pesquisa em andamento é o “Desenvolvimento tecnológico para exploração sustentável da macaúba”. O estudo tem como objetivo desenvolver tecnologia para a “sustentabilidade do extrativismo, melhoramento genético, domesticação, cultivo racional e pós-colheita da macaúba como matéria prima para a produção de biodiesel”.