Minas por Região
Educação

15h00min - 23 de Setembro de 2014 Atualizado em 15h03min

Em homenagem ao Dia da Árvore, alunos da rede estadual de ensino plantam mudas

Ações do projeto Plantar são desenvolvidas pela Escola Estadual Agnaldo Edmundo Silva, na cidade de Paraopeba, na região Central de Minas

Tudo começa com uma pequena sementinha. Depois de um tempo, ela dá lugar a uma mudinha que, por fim, é responsável por enfeitar os quintais dos moradores da cidade de Paraopeba, na região central do Estado. As ações fazem parte do projeto Plantar. Desenvolvido pelos alunos e professores da Escola Estadual Agnaldo Edmundo Silva, a iniciativa é realizada há 15 anos para celebrar o dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

O trabalho começa em março, com a preparação das mudas desde a semente. Além disso, é realizado um trabalho educacional nas salas de aula e nos momentos culturais semanais da escola, desenvolvendo atividades sobre alimentação saudável e sobre conscientização ambiental.

A culminância consiste em um pedágio ecológico na avenida próxima à escola. Nele, os alunos fazem a distribuição das mudas das árvores frutíferas para a população. “Doamos as mudas para quem passar. Muitas pessoas pedem mais de uma para cultivar. Também tem pessoas que vêm até a porta da escola pedir uma muda, porque os alunos comentam em casa e a notícia vai espalhando”, conta a aluna do 9º ano do ensino fundamental, Layanne Fernanda Ribeiro de Sousa.

A estudante, que participa da iniciativa desde o 5º ano, ressalta a importância da ação para o meio ambiente e para a vida das pessoas. “É muito bom. O projeto nos ajuda a cuidar mais do meio ambiente e ter uma muda de árvore frutífera em casa é muito bom, porque podemos tomar mais suco e o quintal fica mais bonito”, conclui Layanne.

No ano em que o ‘Plantar’ completa 15 anos, a escola resolveu criar uma novidade: alunos e professores se dispuseram a ir até a casa de algumas famílias para fazer o plantio das mudas. “Fizemos uma campanha para fazer o plantio em algumas residências, isso foi feito para acompanhar o resultado do que plantou”, ressalta a professora de Ciências, Marcelli Cristina Moreira.

Este ano, foram distribuídas cerca de 450 mudas de árvores frutíferas e parte delas será plantada na própria escola. “Na escola, temos árvores que são frutos do projeto, como acerola, amora, mamão e goiaba. Esse ano, nós separamos mais de 20 mudas para serem plantadas na escola”, afirma Marcelli.

Dia da Árvore

No Brasil, Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera. A data tem entre seus objetivos criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades; e incentivar o plantio de mudas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato