Esportes

16h31min - 06 de Outubro de 2012 Atualizado em 16h12min - 28 de Junho de 2013

Em Minas sábado é dia de Praia, sim senhor!

Começou neste sábado, dia 06 de outubro, as disputas pela fase principal da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013, disputada na Cidade Administrativa.

Começou neste sábado, dia 06 de outubro, as disputas pela fase principal da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013, disputada na Cidade Administrativa, Belo Horizonte (MG). Com o céu entre nuvens e muito calor, 24 times (12 masculinos e 12 femininos) disputam esta fase, formando oito chaves (04 femininas e 04 masculinas) de onde avançam as duas melhores.  A partir da segunda fase, o torneio acontece em sistema de eliminatória simples, com quartas de finais, semifinais e as decisões masculina e feminina. Os campeões serão conhecidos amanhã, 07 de outubro.

E tem mineirinha, de Pará de Minas, na disputa. Érica Freitas faz dupla com a paraibana Thati e, juntas, foram campeãs da 1ª Etapa Estadual do Circuito Banco do Brasil, em Salvador. No intervalo entre um jogo e outro, Erica contou que sua trajetória no voleibol começou aos 10 anos, jogando vôlei indoor. Permaneceu na modalidade por 12 anos, conquistando resultados relevantes, como o pentacampeonato do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais). Nas quadras, atuou por Sesi Uberlândia, Olympic de Barbacena e Flamengo.

Em 2007, passou a dedicar-se exclusivamente ao vôlei de praia. A mudança das quadras para a areia se deu pela afinidade da atleta com o jogo em dupla. Quanto ao fato de ser uma mineira disputando vôlei de praia, modalidade pouco conhecida e divulgada neste estado justamente por não ter praia, Erica diz que não enfrenta dificuldades a mais por isso. “É claro que há uma diferença imensa entre o preparo físico necessário para atuar em quadras e em areia, porque a areia exige muito mais. Treino uma média de 4 horas por dia e para estar em sintonia com a Thati, me mudei recentemente para a Paraíba”. A expectativa para a etapa mineira é grande especialmente para ela, que se sente honrada por poder jogar em casa e defender o estado perto de amigos e da torcida mineira. “Jogar aqui está sendo incrível. Espero que este evento mostre aos mineiros a importância do vôlei de praia como prática esportiva e que também atraia patrocinadores mineiros”, ressalta.

Atletas Multirregionais e multiprofissionais

Em areias mineiras estão reunidas duplas multirregionais. Assim como Erica e Thati que diminuem as distâncias ente a Paraíba e Minas Gerais, várias duplas são formadas por atletas de diferentes estados. Paulo Frank e Jan são exemplos da boa sintonia entre outros dois Estados – Rio de Janeiro e Bahia. Mas no que os dois se parecem mesmo é na capacidade de serem, também, multiprofissionais. Quando não está jogando, Paulo Frank pode ser visto pelas areias fotografando. “Tenho um site especializado em Vôlei e sou também comerciante. É muito bom fazer de tudo um pouco, mas minha paixão é o vôlei de praia”, explica.

Paixões também são o que movem o médico e atleta Jan Ferreira. “Estava trabalhando no Hospital no Rio de Janeiro até ontem à noite, quando peguei um avião e vim disputar os jogos. Jogo por paixão ao vôlei, mas também sou muito feliz como médico. Não gostaria de largar nenhuma das minhas paixões e consigo conciliar bem as duas coisas”, diz.

Etapa Nacional do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia

Organizada pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), em parceria com o Banco do Brasil (BB), Federação Mineira de Voleibol (FMV) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a competição disputada neste final de semana é classificatória para a etapa de Minas Gerais do Circuito Banco do Brasil que acontecerá no mesmo local, na próxima semana. As duas duplas finalistas em cada naipe garantirão vaga no principal torneio do país.